FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC

diálogos com o ensino de Ciências

Autores

  • Joselma Ferreira Lima e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Pedro Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação Cidadã, Proeja-FIC, Saberes Populares, Sustentabilidade

Resumo

O artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica.

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Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutora em Educação pela UECE. Mestra em Educação pela UFPB. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e no PROFEPT.

Pedro Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestrando Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Silva, J. F. L. e, & Silva, P. A. da. (2022). FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC: diálogos com o ensino de Ciências. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4363

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