OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Silvânia Lúcia de Araújo Silva
  • Luiz Gonzaga Gonçalves

Palavras-chave:

Cí­rculos de cultura, Formação dos Coordenadores de CC, Currí­culo

Resumo

A experiência de alfabetização de adultos desenvolvida em Angicos em 1963 tem
alavancado pesquisas e estudos no âmbito da educação popular, corroborando para
que continue sendo possí­vel o fomento de outras ou de novas reflexões acerca de
temáticas relevantes para a educação de jovens e adultos na atualidade. A formação
dos alfabetizadores, ou seja, dos coordenadores de CC, bem como o próprio
Currí­culo proposto para o desenvolvimento da experiência, constituem alguns dos
pontos indicadores da necessidade de continuarmos promovendo discussões acerca
de tais temáticas e sua repercussão para a educação contemporânea. Como resultado,
consideramos o quão ainda é possí­vel abstrair do evento em Angicos, situações de
análise pedagógica que proporcionem amplas discussões sobre a formação docente e
a inserção de um currí­culo que traduza as percepções e os anseios de jovens e adultos
que têm uma inteligência popular alicerçada na prática, na métis.

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

Silvânia Lúcia de Araújo Silva, & Luiz Gonzaga Gonçalves. (2020). OS CÍRCULOS DE CULTURA ANGICANOS: DA FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES AO CURRÍCULO DA EXPERIÊNCIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(4). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/590