CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica

Autores

  • Tatiana Cristina Vasconcelos
  • Marta Lúcia de Souza Celino
  • Nadia Farias dos Santos
  • Débora Najda de Medeiros Viana

Palavras-chave:

Currí­culo, dialogismo, polifonia

Resumo

Há algum tempo que o currí­culo escolar vem sendo discutido, o que contribui para uma multiplicidade de concepções. No interior dos currí­culos os seres humanos forjam suas subjetividades ao interagirem na ressiginificação dos discursos, das representações sociais e das relações de poder dentro e fora da escola. Nesse contexto, tem-se por objetivo refletir sobre o Currí­culo Escolar enquanto signo e enunciado que se concretiza por meio de processos de significação e tem implicações diretas nos sujeitos concretos do contexto escolar. Problematizamos o Currí­culo enquanto espaço de reflexão de práticas polí­ticas e culturais rumo a uma educação que seja realmente inclusiva e que reflita a polifonia que o constitui. Defendemos que é preciso fazer emergir no currí­culo saberes e fazeres que se inter-relacionem com as práticas sociais, com pluralidades de ideias e contextos, que conduzam a valorização do conhecimento, da cultura, da experimentação valorizando o desenvolvimento do aprendente na construção de sua identidade, de sua emancipação.

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

Tatiana Cristina Vasconcelos, Marta Lúcia de Souza Celino, Nadia Farias dos Santos, & Débora Najda de Medeiros Viana. (2020). CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(4). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596