SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras

Autores

  • José Gllauco Smith Avelino de Lima
  • Ana Eliza Trajano Soares
  • José Cleyton Neves Lopes
  • Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Educação Profissional

Resumo

O artigo destaca as potencialidades formativas dos conhecimentos sociológicos em seus encadeamentos com as disciplinas técnicas no Ensino Médio. Problematiza-se a dualidade histórica da educação brasileira quanto à separação do Ensino Médio de formação geral daquele voltado à preparação para o mercado de trabalho. Demonstra também a contribuição da Sociologia para o diálogo entre os saberes das Ciências Sociais e aqueles inerentes aos núcleos tecnológicos, objetivando a discussão em torno da especificidade dessa disciplina diante das particularidades dos processos formativos nos domí­nios da escola de ní­vel médio atreladas à Educação Profissional. Este estudo ampara-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências didáticas dos autores na disciplina Sociologia no IFRN. Aponta-se a concretização da indissociabilidade entre formação geral e técnica, acentuando a percepção da Sociologia como elo entre as problemáticas de natureza técnica e a reflexão cientificamente qualificada sobre estas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

José Gllauco Smith Avelino de Lima, Ana Eliza Trajano Soares, José Cleyton Neves Lopes, & Joicy Suely Galvão da Costa Fernandes. (2020). SOCIOLOGIA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Potencialidades formativas e problematizadoras . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(5). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/842