CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO

Autores

  • Auxiliadora Maria Martins da Silva
  • Delma Josefa da Silva

Palavras-chave:

Currí­culo, Multiculturalidade, Saber Pedagógico

Resumo

O artigo aborda sobre as teorias do currí­culo e suas implicações na formação de professores.Tem por objetivo refletir sobre a multiculturalidade e o saber pedagógico tendo por referência a Lei complementar à LDB a Lei 10.630/03. Utiliza por referencial a teoria crí­tica do currí­culo, discorrendo sobre os seus aspectos fundantes e estratégicos. Enquanto problemática verificamos que embora tenhamos dado passos significativos no sentido de reconhecer a pluriculturalidade existente na sociedade brasileira, a polí­tica curricular é fortemente marcada por epistemologias européias. Enquanto resultados verificamos que embora ainda hegemônico o eurocentrismo da polí­tica curricular vem gradativamente sendo posto em questão. As experiências desenvolvidas a partir da epistemologia de saberes nos movimentos sociais, em diálogo com as teorias do conhecimento tem dado uma contribuição no sentido de ampliar os referenciais epistemológicos da formação de professores no Brasil. Enquanto resultado vemos que o novo marco legal é uma das bases para serem fundamentadas outras práticas, outras polí­ticas curriculares.

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Publicado

2020-03-12

Como Citar

Auxiliadora Maria Martins da Silva, & Delma Josefa da Silva. (2020). CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(8). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977