Plano de texto referencial e orientação argumentativa na defesa de Dilma Rousseff no processo de impeachment

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02324

Mots-clés :

Análise Textual dos Discursos. Plano de texto. Processo de impeachment

Résumé

Este trabalho é um recorte da tese de doutorado que investiga o plano de texto e as representações discursivas (Rd) de Eduardo Cunha e Dilma Rousseff no processo de impeachment de número 001/2016 – AGU – que trata do discurso jurídico da defesa da Presidenta. A perspectiva teórica que adotamos advém dos pressupostos da Linguística do Texto, com foco na Análise Textual dos Discursos (ATD). No campo da ATD, recorremos a Adam (2011) e Passeggi et al. (2010). Com base nessa abordagem, observamos que o nível textual está situado no nível discursivo e que os significados de toda a manifestação textual acontecem co(n)textualmente. Nesse recorte trazemos o estudo referente ao plano de texto e à orientação argumentativa em que recorremos a Adam (2011), Passeggi et al. (2010), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010), Passeggi (2001), dentre outros. Nesse sentido, propomos definições para a reprodução ou apresentação do plano de texto como sumária, descritiva, sumária-descritiva e referencial, apresentando as três primeiras no nosso conteúdo teórico, verificando a recorrência em trabalhos produzidos na área da ATD. Na nossa análise, propomos uma apresentação do plano de texto referencial, em que juntamos a apresentação sumária e a descritiva com o acréscimo de partes principais do texto, montando um raciocínio do todo do texto, buscando facilitar o entendimento de leitores e contribuindo para identificar a textualidade e para a construção da orientação argumentativa do texto. Apresentamos o plano de texto referencial da defesa em poucas páginas, sem perder o conteúdo principal proposto pelo autor do texto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Josinaldo Pereira de Paula, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN).

Références

ADAM, J-M. La linguistique textuelle. Introduction à l’analyse textuelle des discours. Paris: A. Colin, 2008.

ADAM, J-M. A Linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução de Maria das Graças Soares Rodrigues; João Gomes da Silva Neto; Luis Passeggi; Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. São Paulo: Cortez, 2011.

ADAM, J-M. O que é Linguística Textual? Tradução de Suzana Leite Cortez. In: SOUSA. E. R; F. PENHAVEL; E.; CINTRA, M. R. (org.). Linguística Textual interfaces e delimitações: homenagem a Ingedore Grunfeld Vilaça Koch. São Paulo: Cortez, 2017. p. 23-57.

CABRAL, A. L. T.; LIMA, N. V. Argumentação e polêmica nas redes sociais: o papel de violência verbal. Revista Signo, v. 42, n. 73, jan./abril 2013.

DE PAULA, J. P. Representações discursivas em narrativas contadas por remanescentes quilombolas de Portalegre/RN. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2017.

DE PAULA, J. P. Plano de texto referencial e representações discursivas dos temas Eduardo cunha e Dilma Rousseff na defesa da Presidenta no processo de impeachment. 2022. 292 f. tese (Doutorado em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2021.

LOPES. F. L Representações discursivas na Homilia do Papa Francisco proferida na santa missa pela evangelização dos povos. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2017.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MAZZOLA, R, B. Análise do Discurso: um campo de reformulações. In: MILANEZ, N.; SANTOS, J, J.(org.). Análise do discurso: objeto, sujeito e olhares. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 06-16.

PASSEGGI, L. A estruturação sintático-semântica dos conteúdos discursivos: categorias descritivas da lógica natural para a linguística. In: PASSEGGI, L.; OLIVEIRA, M. S. (org.). Linguística e educação: gramática, discurso e ensino. São Paulo: Terceira Margem, 2001. p. 245-266.

PASSEGGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, M. Q.; BENTES, A. C. (org.). Linguística de texto e análise de conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. p. 262-312.

QUEIROZ, M. E. As Representações discursivas do locutor e dos alocutários no discurso político de renúncia (Antônio Carlos Magalhães). 2013. 187 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2013.

RODRIGUES, M. G. S; PASSEGGI, L.; SILVA-NETO, J. G. “Voltarei. O povo me absolverá...”: a construção de um discurso político de renúncia. In: ADAM, J-M; HEIDEMANN, U; MAIGUENEAU, D; RODRIGUES, M. G. S; PASSEGGI, L; SILVA-NETO, J. G (org.). Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010. p. 150-187.

RODRIGUES, M. G. A tessitura Textual da denúncia contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e a seção de conclusão da defesa. In: GOMES, A. T.; PASSEGGI, L.; RODRIGUES, M. G. S. (org.). Análise Textual dos discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. Grácio editor, 2018. p. 51-64.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. São Paulo: CuItrix, 2002.

SILVA NETO, J. G. da. As sequências textuais de gramática e texto: Elementos teórico-metodológicos para a sequência didática. In: RODRIGUES, M. G. S; PASSEGGI, L; SILVA-NETO, J. G. (org.). Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa. Natal, RN: EDUFRN, 2014. p. 31-58.

SOUZA, M.; MENDES, W. V.; FONSECA, C. M. V. A fala de remanescentes quilombolas de Portalegre do Brasil. Mossoró: Edições UERN, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

Téléchargements

Publiée

2023-09-22

Comment citer

DE PAULA, J. P. Plano de texto referencial e orientação argumentativa na defesa de Dilma Rousseff no processo de impeachment. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02324, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02324. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5162. Acesso em: 21 nov. 2024.