DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM PEQUENAS CIDADES: A SEGREGAÇÃO RESIDENCIAL NA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN
Palavras-chave:
Desigualdades, Segregação residencial, Pequenas cidades, Pau dos FerrosResumo
O estudo das cidades do Alto Oeste Potiguar possibilita o entendimento da problemática que envolve as cidades de pequeno porte, sobretudo as que estão inseridas nas regiões economicamente frágeis. Muitas destas cidades são caracterizadas pela ausência de políticas públicas e atividades econômicas voltadas para o desenvolvimento da população, esse aspecto, aliado à insuficiente atuação do poder público, contribuiu para o surgimento de vários problemas, entretanto, o que nos chama mais atenção é o surgimento de espaços desiguais nestas cidades, como é o caso de Pau dos Ferros. Apesar da dimensão destes espaços, o processo de segregação, sobretudo a residencial, tem se mostrado cada vez mais comum. É preciso garantir para essa população a melhora da qualidade de vida e da justiça social em relação ao conjunto da coletividade urbana. Este trabalho é produto de pesquisa financiada pelo CNPq e desenvolvida no Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR) como também de Trabalho de Conclusão de Curso no Departamento de Geografia do CAMEAM/UERN.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. de. A produção do espaço norte-rio-grandense. Natal: Universitária, 1981.
CLEMENTINO, M. do L. M. Economia e Urbanização: o Rio Grande do Norte nos anos 70. Natal: UFRN-CCHLA, 1995.
CASTELLS, M. A questão urbana. Tradução de Arlene Caetano, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
CORRÊA, R. L. Novas dimensões do urbano no Brasil. In: Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro. v. 21, n. 42, p. 12-17, 1991.
CORRÊA, R. L. Rede urbana: reflexões, hipótese e questionamentos sobre um tema negligenciado. Cidades, Presidente Prudente, Grupo de Estudos Urbanos. n. 1, 2004.
CORRÊA, R. L. O espaço Urbano. 4.ed. São Paulo: ítica, 2005.
DAVIDOVICH, F. R. Considerações sobre a urbanização no Brasil. In: BECKER, B. K. et. Al. (Org.). Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995.
DAVIDOVICH, F. R.; GEIGER, P. P. Aspectos do fato urbano no Brasil. Revista Brasileira de Geografia, ano 23, n. 2, abr./jun. 1961.
GOMES, R. de C. da C. Fragmentação e gestão do território no Rio Grande do Norte, 1997. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 1997.
GONÇALVES, F. E. Cidades Pequenas, Grandes Problemas: O perfil urbano do Agreste Potiguar. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia. Natal, 2005.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de Influência das Cidades 2007. Rio de Janeiro, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico de 2000, Contagem populacional de 2007, Censo demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 10 dez. 2010.
IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura. Rio Grande do Norte. Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças. Plano de desenvolvimento sustentável da região do Alto Oeste: Diagnóstico. v. 2. Natal, RN, IICA, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.