DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM PEQUENAS CIDADES: A SEGREGAÇÃO RESIDENCIAL NA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN

Autores

  • Josué Alencar Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) http://orcid.org/0000-0002-7422-3018
  • Keliane Queiroz de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Desigualdades, Segregação residencial, Pequenas cidades, Pau dos Ferros

Resumo

O estudo das cidades do Alto Oeste Potiguar possibilita o entendimento da problemática que envolve as cidades de pequeno porte, sobretudo as que estão inseridas nas regiões economicamente frágeis. Muitas destas cidades são caracterizadas pela ausência de polí­ticas públicas e atividades econômicas voltadas para o desenvolvimento da população, esse aspecto, aliado à insuficiente atuação do poder público, contribuiu para o surgimento de vários problemas, entretanto, o que nos chama mais atenção é o surgimento de espaços desiguais nestas cidades, como é o caso de Pau dos Ferros. Apesar da dimensão destes espaços, o processo de segregação, sobretudo a residencial, tem se mostrado cada vez mais comum. É preciso garantir para essa população a melhora da qualidade de vida e da justiça social em relação ao conjunto da coletividade urbana. Este trabalho é produto de pesquisa financiada pelo CNPq e desenvolvida no Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR) como também de Trabalho de Conclusão de Curso no Departamento de Geografia do CAMEAM/UERN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de onde faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). É pesquisador do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR). 

Keliane Queiroz de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Geografia pelo CGE/CAMEAM/UERN
Aluna da Especialização em Meio Ambiente e Geografia do Semiárido do IFRN

Referências

ANDRADE, M. C. de. A produção do espaço norte-rio-grandense. Natal: Universitária, 1981.

CLEMENTINO, M. do L. M. Economia e Urbanização: o Rio Grande do Norte nos anos 70. Natal: UFRN-CCHLA, 1995.

CASTELLS, M. A questão urbana. Tradução de Arlene Caetano, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

CORRÊA, R. L. Novas dimensões do urbano no Brasil. In: Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro. v. 21, n. 42, p. 12-17, 1991.

CORRÊA, R. L. Rede urbana: reflexões, hipótese e questionamentos sobre um tema negligenciado. Cidades, Presidente Prudente, Grupo de Estudos Urbanos. n. 1, 2004.

CORRÊA, R. L. O espaço Urbano. 4.ed. São Paulo: ítica, 2005.

DAVIDOVICH, F. R. Considerações sobre a urbanização no Brasil. In: BECKER, B. K. et. Al. (Org.). Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995.

DAVIDOVICH, F. R.; GEIGER, P. P. Aspectos do fato urbano no Brasil. Revista Brasileira de Geografia, ano 23, n. 2, abr./jun. 1961.

GOMES, R. de C. da C. Fragmentação e gestão do território no Rio Grande do Norte, 1997. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 1997.

GONÇALVES, F. E. Cidades Pequenas, Grandes Problemas: O perfil urbano do Agreste Potiguar. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia. Natal, 2005.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Regiões de Influência das Cidades 2007. Rio de Janeiro, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Censo demográfico de 2000, Contagem populacional de 2007, Censo demográfico 2010. Disponí­vel em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 10 dez. 2010.

IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura. Rio Grande do Norte. Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças. Plano de desenvolvimento sustentável da região do Alto Oeste: Diagnóstico. v. 2. Natal, RN, IICA, 2006.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

BEZERRA, J. A. .; LIMA, K. Q. de . DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM PEQUENAS CIDADES: A SEGREGAÇÃO RESIDENCIAL NA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/312. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos