DUALISMO ENTRE SECA E CONVIVIO: OS IMPACTOS E SUAS POSSIVEIS SOLUÇÕES, PARA O ALTO OESTE POTIGUAR.
Palavras-chave:
Seca, Impactos, Convivência, SoluçõesResumo
A seca é um problema que maltrata o nordestino, e são diversos fatores, vai desde o solo aos fatores do clima, o presente artigo tem por finalidade discutir, apresentar as características existentes dentro do alto oeste tais como o clima, os solos, e suas principais bacias hidrográficas. Através desse mostrar as possíveis soluções, para enfrentar a falta de água de forma a desenvolver uma melhor convivência entre a seca e o homem, tendo em vista que tal problemática ficará, num futuro próximo cada vez mais frequente, problemas como a escassez de água, o aumento nas temperaturas, os eventos climáticos, farão com que ocorra uma diminuição da precipitação, e consequentemente a migração e a evasão dessas pessoas do alto oeste potiguar em busca de melhores condições de vida. A ideia é mostrar algumas alternativas de captação de água capazes de ajudar numa boa e harmoniosa melhoria e convívio no sertão nordestino. Baseamos-nos nas dissertações de autores que falam da seca, referencias como Mendes, Pontes, Machado, Silva entre outros. A pesquisa teve por finalidade mostrar algumas alternativas, para mostrar de forma explicativa, descritiva e através de aspectos que comprovam a eficiência do uso dessas alternativas e entre outros métodos que são encontrados. Por isso a importância da discussão e a busca por soluções, para a melhoria no alto oeste potiguar, mais precisamente na localidade denominada por polígono da seca.
Downloads
Referências
PONTES, E. T. M.; MACHADO, T. A.. Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semi-írido: o caso do programa um milhão de cisternas rurais no nordeste brasileiro. Universidade Federal de Pernambuco. Ano: 2012.
MENDES, B. V. Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Fortaleza: SEMACE, 1997.
MENDES, B. V. Plano de desenvolvimento sustentável da região do Alto Oeste: Diagnóstico. v.2 Natal, RN, IICA, 2006. 268p.
SILVA, R. M. A. da. Entre dois Paradigmas: Combate a seca e convivência com o Semiírido. Sociedade e Estado, Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 361-385, jan./dez. 2003.
BUARQUE, S.. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
IBGE, 2010. Censo Demográfico de 2010. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dados referentes ao Estado do rio grande do norte, fornecidos em meio eletrônico. ASA. Caminhos para a Convivência com o Semi-árido (Cartilha). 2ª edição, Recife: ASACOM, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.