DUALISMO ENTRE SECA E CONVIVIO: OS IMPACTOS E SUAS POSSIVEIS SOLUÇÕES, PARA O ALTO OESTE POTIGUAR.
Keywords:
Seca, Impactos, Convivência, SoluçõesAbstract
A seca é um problema que maltrata o nordestino, e são diversos fatores, vai desde o solo aos fatores do clima, o presente artigo tem por finalidade discutir, apresentar as características existentes dentro do alto oeste tais como o clima, os solos, e suas principais bacias hidrográficas. Através desse mostrar as possíveis soluções, para enfrentar a falta de água de forma a desenvolver uma melhor convivência entre a seca e o homem, tendo em vista que tal problemática ficará, num futuro próximo cada vez mais frequente, problemas como a escassez de água, o aumento nas temperaturas, os eventos climáticos, farão com que ocorra uma diminuição da precipitação, e consequentemente a migração e a evasão dessas pessoas do alto oeste potiguar em busca de melhores condições de vida. A ideia é mostrar algumas alternativas de captação de água capazes de ajudar numa boa e harmoniosa melhoria e convívio no sertão nordestino. Baseamos-nos nas dissertações de autores que falam da seca, referencias como Mendes, Pontes, Machado, Silva entre outros. A pesquisa teve por finalidade mostrar algumas alternativas, para mostrar de forma explicativa, descritiva e através de aspectos que comprovam a eficiência do uso dessas alternativas e entre outros métodos que são encontrados. Por isso a importância da discussão e a busca por soluções, para a melhoria no alto oeste potiguar, mais precisamente na localidade denominada por polígono da seca.
Downloads
References
PONTES, E. T. M.; MACHADO, T. A.. Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semi-írido: o caso do programa um milhão de cisternas rurais no nordeste brasileiro. Universidade Federal de Pernambuco. Ano: 2012.
MENDES, B. V. Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Fortaleza: SEMACE, 1997.
MENDES, B. V. Plano de desenvolvimento sustentável da região do Alto Oeste: Diagnóstico. v.2 Natal, RN, IICA, 2006. 268p.
SILVA, R. M. A. da. Entre dois Paradigmas: Combate a seca e convivência com o Semiírido. Sociedade e Estado, Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 361-385, jan./dez. 2003.
BUARQUE, S.. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
IBGE, 2010. Censo Demográfico de 2010. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dados referentes ao Estado do rio grande do norte, fornecidos em meio eletrônico. ASA. Caminhos para a Convivência com o Semi-árido (Cartilha). 2ª edição, Recife: ASACOM, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.