Salud de la mujer en Alto Oeste Potiguar

Autores/as

Palabras clave:

Agente de Salud Comunitaria, Polí­tica Pública, La salud de la mujer

Resumen

El conocimiento sobre el acceso y uso de los servicios de salud en el territorio es fundamental para reducir las barreras al tratamiento, promover la prevención de enfermedades y posibilitar la promoción de la salud, con el fin de garantizar los principios de universalidad y equidad, con la aproximación a los servicios y la orientación de la diseño de polí­ticas de salud de la mujer. El estudio tiene como objetivo analizar la polí­tica de atención a la salud de la mujer a partir de la información del Informe de Visita Domiciliaria y Territorial del Agente Comunitario de Salud, de un municipio de la región Alto Oeste Potiguar. Se trata de un estudio documental descriptivo de carácter cualitativo. Se evidenció a lo largo del estudio, un territorio caracterizado por el predominio del género femenino, presentando un perfil poblacional afectado por Enfermedades Crónicas No Transmisibles, enfermedades degenerativas y con necesidades especiales, también mujeres de 50 a 60 años, con los exámenes de mamografí­as. Y acciones preventivas al dí­a, además del número de mujeres en edad reproductiva y no reproductiva. Existe un consenso predominante en que los logros a favor de la salud de la mujer aún están lejos de ser identificados como aceptables, sin embargo, la investigación permite comprender los avances, desafí­os y dificultades en la implementación de polí­ticas de salud para las mujeres en el contexto estudiado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vânia Maria Pessoa Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de São Miguel (RN)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999); graduação em Educação Fí­sica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mí­dias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é docente, atuando a 22 anos na rede de ensino municipal de São Miguel/RN, Ensino Fundamental. Tem experiência nas Ciências Humanas e Sociais com ênfase na formação de Professores, na orientação de estudos. Aluna Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão - PIBEX 2019 a 2020, através do Projeto Mana: Atividade fí­sica e dinâmicas de interação com usuários do CAPS -Centro de Atenção Psicossocial de Pau dos Ferros. 5º Edição. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Fí­sica, sociedade e saúde/UERN. Voluntária do Projeto de Pesquisa: Memória Social, Polí­ticas Públicas e Estratégias Locais de Enfrentamento da Seca. Mestre pelo Programa de Pós-graduação Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN.

Francisco Alexson de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduando do curso de Tecnologia da Informação no campus (UFERSA) - Pau dos Ferros (2020). Graduado em Administração pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar-FACEP (2019). Pós-graduado em Auditória e Controladoria pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI (2019). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial, Recursos Humanos e financeiro. Aluno especial do Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN.

José Giovani Nobre Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Concluiu o Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCSa, DINTER UFRN/UERN. Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; É Especialista em Saúde da Famí­lia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e em Formação em Saúde pela FIOCRUZ. Atualmente é Professor Adjunto IV do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros - CAPF/UERN. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão de Serviços de Saúde, Polí­ticas Públicas, Ensino de Enfermagem na Atenção a Saúde Individual e Coletiva, Fisiologia Humana e Saúde da Materno-infantil.

Sara Taciana Firmino Bezerra, Secretaria Municipal de Educação de São Miguel (RN)

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, mestre em Cuidados Clí­nicos em Saúde e Enfermagem, pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará; Docente do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido e enfermeira do Instituto Dr. José Frota Fortaleza-CE. Foi professora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) e professora substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Trabalhou no Hospital Municipal Humberto de Queiroz no municí­pio de Pereiro-CE e no Programa Saúde da Famí­lia (PSF) no municí­pio de Ererê - CE. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de Enfermagem, estomaterapia, educação e saúde, doenças crônicas, sistematização da assistência de enfermagem, hipertensão arterial.

Citas

AGUM, R.; RISCADO, P.; MENEZES, M. Polí­ticas Públicas: Conceitos e Análise em Revisão. Revista Agenda Polí­tica. Vol.3, n.2, p. 12 – 42, jul/dez, 2015. Disponí­vel em: <https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/67>. Acesso em: 21 jan. 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luí­s Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia/ DF, 5 de outubro 1988.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Brasí­lia, DF, 1990. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.ht>. Acesso em: 10 jan. 2018.

BRASIL. Polí­tica nacional de atenção integral í saúde da mulher: princí­pios e diretrizes. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção í Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasí­lia: Ministério da Saúde, 2004. Disponí­vel em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf>. Acesso em: jan. 2019.

BRASIL. Saúde da Mulher: Desafios para Integralidade com Equidade. In. 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher. 2017. Disponí­vel em: <http://conselho.saude.gov.br/images/biblioteca/revistas/revista_jul-ago_2017.pdf>.

Acesso em: 06 abr. 2019.

FERREIRA, H. M.; SALES, M. D. C. Saúde da mulher enquanto Polí­ticas Públicas. Salus J Health Sci, Espí­rito Santo, v. 3, n. 2, p. 58-65, mar. 2017. Disponí­vel em: <http://www.salusjournal.org/magazine/saude-da-mulher-enquanto-politicas-publicas/>. Acesso em: mar. 2019.

GONDIM, G. M. M.; MONKEN, M.; ROJAS, L. I.; BARCELLOS, C.; PEITER, P.; NAVARRO, M. GRACIE, R. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. Território, ambiente e saúde, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 237-55, 2008. Disponí­vel em: <http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/TEXTOS_CURSO_VIGILANCIA/20.pdf>. Acesso em: abr. 2019.

GUERRA, D. M. Descentralização e regionalização da assistência í saúde no Estado de São Paulo: uma análise do í­ndice de dependência. Tese (Doutorado em Serviços de Saúde Pública), Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 2015.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Brasí­lia/DF, 2011.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Bases Cartográficas: mapas municipais, IBGE, 2015. Disponí­vel em: <https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas.html>. Acesso em: 12 set. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Cidades e Estados. IBGE, 2019. Disponí­vel em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/>. 2019. Acesso em: 06 jan. 2020.

LIMA, T. M. Descentralização e controle social. Revista Polí­ticas Públicas, Rio de Janeiro, v. 02, n. 4, p.71-96, 2015.

MALTA, D. C.; BERNAL, R. T. I.; LIMA, M. G.; ARAÚJO, S. S. C.; SILVA, M. M. A.; FREITAS, M. I. de F.; BARROS, M. B. de A. Doenças crônicas não transmissí­veis e a utilização de serviços de saúde: análise da Pesquisa Nacional de Saúde no Brasil. Rev Saúde Pública. 2017, v. 51 Supl. 1:4s. Disponí­vel em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003489102017000200306&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: out. 2020.

SECCHI. L. Polí­ticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA/SESAP. Rio Grande do Norte. Atenção í saúde com foco na vigilância epidemiológica: caderno de saúde Rio Grande do Norte, 2016. Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica. Natal/RN: SUVIGE, 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA/SESAP. Rio Grande do Norte. Boletim epidemiológico: doenças crônicas não transmissí­veis – DCNT. Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica. Natal/RN: SUVIGE, 2019.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de São Miguel. Plano Municipal de Saúde de São Miguel/RN 2018 – 2021. Secretaria Municipal de saúde, PMSM, 2018.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de São Miguel. Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS). Relatório de Visita domiciliar e territorial. Secretaria Municipal de saúde, PMSM, 2019.

SOUZA, C. Polí­ticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponí­vel em: <https://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16>. Acesso em: set. 2019.

TELES, M. A. de A. Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios. São Paulo: Editora Alameda, 2017.

Publicado

2022-02-15

Cómo citar

MARIA PESSOA RODRIGUES, V.; FREITAS, F. A. de; GOMES, J. G. N.; BEZERRA, S. T. F. . Salud de la mujer en Alto Oeste Potiguar. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 12, p. e02201, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/3165. Acesso em: 8 sep. 2024.

Número

Sección

Artí­culos

Artículos más leídos del mismo autor/a