O QUE DETERMINA O ANALFABETISMO FINANCEIRO RURAL? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COM OS FATORES SOCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.6098

Palavras-chave:

Analfabetismo financeiro, Ruralidade, Fatores socioeconômicos e demográficos

Resumo

O reconhecimento da alfabetização financeira como uma prioridade política global crescente destaca a urgência de abordar o analfabetismo financeiro, especialmente em áreas rurais de países em desenvolvimento. Este estudo concentra-se na zona rural do Município de Capistrano-CE, notável por possuir uma das populações rurais mais significativas da região Maciço de Baturité-CE. O objetivo deste estudo é examinar a relação do nível de alfabetização financeira (comportamento, atitude e conhecimento) com as variáveis socioeconômicas e demográficas na perspectiva da ruralidade, além de incentivar pesquisas similares nas demais áreas rurais do Brasil. Autores como Huston (2010); Remund (2010); Jobin e Losekann (2015); Potrich (2016); Pontara (2019) e OCDE (2020) oferecem a base teórico-conceitual e empírica deste estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa direta em campo, onde foram aplicados 175 questionários no município em análise. Os resultados indicam que a população pesquisada guarda um baixo nível de alfabetização financeira e compõem a faixa etária de 42 a 80 anos, sendo a maioria do gênero feminino, corroborando a hipótese constante internacionalmente. Os fatores que mais apresentam relação com o analfabetismo financeiro são: ocupação, possuir dependentes, escolaridade própria e dos pais e renda própria e familiar. Tais resultados evidenciam a necessidade de iniciativas que empoderem economicamente as comunidades rurais e reduzam a vulnerabilidade à manipulação e à desinformação financeira.

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Biografia do Autor

Maria Vanessa Silva dos Reis, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Economia Rural (UFC); Especialista em Gestão Pública Municipal (UNILAB); Bacharela em Administração Pública (UNILAB); Graduanda em Gestão da Tecnologia da Informação (UNIP); Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil (Programa de Pós-graduação em Economia Rural - UFC); Membro (sócia) da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, SOBER, Brasil.

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Foi membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Membro legendário da SOBER agraciado a partir de 2022. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

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Publicado

29-06-2024

Como Citar

REIS, M. V. S. dos; CAMPOS, R. T. . O QUE DETERMINA O ANALFABETISMO FINANCEIRO RURAL? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COM OS FATORES SOCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02415, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.6098. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/6098. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos