O QUE DETERMINA O ANALFABETISMO FINANCEIRO RURAL? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COM OS FATORES SOCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.6098Palavras-chave:
Analfabetismo financeiro, Ruralidade, Fatores socioeconômicos e demográficosResumo
O reconhecimento da alfabetização financeira como uma prioridade política global crescente destaca a urgência de abordar o analfabetismo financeiro, especialmente em áreas rurais de países em desenvolvimento. Este estudo concentra-se na zona rural do Município de Capistrano-CE, notável por possuir uma das populações rurais mais significativas da região Maciço de Baturité-CE. O objetivo deste estudo é examinar a relação do nível de alfabetização financeira (comportamento, atitude e conhecimento) com as variáveis socioeconômicas e demográficas na perspectiva da ruralidade, além de incentivar pesquisas similares nas demais áreas rurais do Brasil. Autores como Huston (2010); Remund (2010); Jobin e Losekann (2015); Potrich (2016); Pontara (2019) e OCDE (2020) oferecem a base teórico-conceitual e empírica deste estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa direta em campo, onde foram aplicados 175 questionários no município em análise. Os resultados indicam que a população pesquisada guarda um baixo nível de alfabetização financeira e compõem a faixa etária de 42 a 80 anos, sendo a maioria do gênero feminino, corroborando a hipótese constante internacionalmente. Os fatores que mais apresentam relação com o analfabetismo financeiro são: ocupação, possuir dependentes, escolaridade própria e dos pais e renda própria e familiar. Tais resultados evidenciam a necessidade de iniciativas que empoderem economicamente as comunidades rurais e reduzam a vulnerabilidade à manipulação e à desinformação financeira.
Downloads
Referências
AGARWALLA, S. Kumar et al. A survey of financial literacy among students, young employees and the retired in India. Retrieved February, v. 26, 2012.
ATKINSON, A.; MESSY, F. Measuring financial literacy: results of the OECD. International Network on Financial Education (INFE) pilot study, n. 15, 2012.
BUCHER-KOENEN, T.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R.; VAN ROOIJ, M. How financially literate are women? an overview and new insights. NBER Working Paper, n. 20793, 2014.
CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.
CLARKE, M. D. et al. The acquisition of family financial roles and responsibilities. Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 33, p. 321-340. 2005.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
FLORIANO, M. D. P.; FLORES, S. A. M.; ZULIANI, A. L. B. Educação financeira ou alfabetização financeira: quais as diferenças e semelhanças? RECAT, Santa Catarina, v. 8, n. 1, p. 16-33, jan./ jun., 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. 5. São Paulo: Atlas, 2010.
HUSTON, S. J. Measuring financial literacy. The journal of consumer affairs, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 296-316. 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2017. Rio de Janeiro: IBGE. 2017.
IPECE. As regiões de planejamento do Estado do Ceará. Textos para discussão. nº 111. Fortaleza: IPECE, 2015.
JOBIM, S. S. A.; LOSEKANN, V. L. Alfabetização Financeira: mensuração do comportamento e conhecimento financeiros dos universitários da universidade da região da Campanha, Rio Grande do Sul. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 28, n. 2, p. 125-139, maio/ ago. 2015.
KIM, J.; GARMAN, E. T. Financial stress, pay satisfaction and workplace performance. Compensation Benefits Review, v. 36, n. 1, p. 69-76, 2004.
LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy around the world: an overview. PEF, v. 10, n. 4, p. 497-508, 2011.
MOTTOLA, Gary R. In our best interest: women, financial literacy, and credit card
behavior. Numeracy, v. 6, n. 2, p. 4, 2013.
NANZIRI, E. L.; LEIBBRANDT, M. Measuring and profiling financial literacy in South Africa. South African journal of economic and management Sciences, n. 21, v. 1, 2018.
OCDE. Recomendação do conselho sobre alfabetização financeira: instrumentos jurídicos da OCDE. OECD/LEGAL/046. 2020.
PONTARA, A. Educação financeira como proposta fundamental para a melhoria do desenvolvimento da agricultura familiar brasileira. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO. v. 11, n. 1, Anais [...]. Ourinhos: FATEC, out. 2019. p. 189-197.
POTRICH, A. C. G. Alfabetização financeira: relações com fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas e demográficas. Orientadora: Kelmara Mendes Vieira. 2016. Tese (Doutorado em administração) – Programa de Pós-Graduação em administração, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2016.
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M. KIRCH, G. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 13. n. 2, p. 153-170, abr./ jun., 2016.
REIS, M. V. S. Alfabetização financeira e ruralidade no município de Capistrano – Ceará. 2023.86 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
REMUND, D. L. Financial literacy explicated: the case for a clearer definition in an increasingly complex economy. The Journal of Consumer Affairs, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 276- 295. 2010.
ROBB, C. A.; BABIARZ, P.; WOODYARD, A. The demand for financial professionals’ advice: the role of financial knowledge, satisfaction, and confidence. Financial Services Review, v. 21, n. 4, p. 291-305, 2012.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rio de Janeiro: RAP, nov./ dez., 2007.
SERASA. Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil//2023. 2021.
SHOCKEY, S. S. Low-wealth adults financial literacy: money management behavior and associates factors, including critical thinking. Tese (Doutorado em Filosofia) - University of Utah, United States, 2002.
SILVA, G. O. et al. Alfabetização financeira versus educação financeira: um estudo do comportamento de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista de gestão, finanças e contabilidade, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, set./ dez., 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Geotemas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.