O QUE DETERMINA O ANALFABETISMO FINANCEIRO RURAL? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COM OS FATORES SOCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.6098

Palavras-chave:

Analfabetismo financeiro, Ruralidade, Fatores socioeconômicos e demográficos

Resumo

O reconhecimento da alfabetização financeira como uma prioridade política global crescente destaca a urgência de abordar o analfabetismo financeiro, especialmente em áreas rurais de países em desenvolvimento. Este estudo concentra-se na zona rural do Município de Capistrano-CE, notável por possuir uma das populações rurais mais significativas da região Maciço de Baturité-CE. O objetivo deste estudo é examinar a relação do nível de alfabetização financeira (comportamento, atitude e conhecimento) com as variáveis socioeconômicas e demográficas na perspectiva da ruralidade, além de incentivar pesquisas similares nas demais áreas rurais do Brasil. Autores como Huston (2010); Remund (2010); Jobin e Losekann (2015); Potrich (2016); Pontara (2019) e OCDE (2020) oferecem a base teórico-conceitual e empírica deste estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa direta em campo, onde foram aplicados 175 questionários no município em análise. Os resultados indicam que a população pesquisada guarda um baixo nível de alfabetização financeira e compõem a faixa etária de 42 a 80 anos, sendo a maioria do gênero feminino, corroborando a hipótese constante internacionalmente. Os fatores que mais apresentam relação com o analfabetismo financeiro são: ocupação, possuir dependentes, escolaridade própria e dos pais e renda própria e familiar. Tais resultados evidenciam a necessidade de iniciativas que empoderem economicamente as comunidades rurais e reduzam a vulnerabilidade à manipulação e à desinformação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vanessa Silva dos Reis, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Economia Rural (UFC); Especialista em Gestão Pública Municipal (UNILAB); Bacharela em Administração Pública (UNILAB); Graduanda em Gestão da Tecnologia da Informação (UNIP); Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil (Programa de Pós-graduação em Economia Rural - UFC); Membro (sócia) da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, SOBER, Brasil.

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Foi membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Membro legendário da SOBER agraciado a partir de 2022. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

Referências

AGARWALLA, S. Kumar et al. A survey of financial literacy among students, young employees and the retired in India. Retrieved February, v. 26, 2012.

ATKINSON, A.; MESSY, F. Measuring financial literacy: results of the OECD. International Network on Financial Education (INFE) pilot study, n. 15, 2012.

BUCHER-KOENEN, T.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R.; VAN ROOIJ, M. How financially literate are women? an overview and new insights. NBER Working Paper, n. 20793, 2014.

CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.

CLARKE, M. D. et al. The acquisition of family financial roles and responsibilities. Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 33, p. 321-340. 2005.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FLORIANO, M. D. P.; FLORES, S. A. M.; ZULIANI, A. L. B. Educação financeira ou alfabetização financeira: quais as diferenças e semelhanças? RECAT, Santa Catarina, v. 8, n. 1, p. 16-33, jan./ jun., 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. 5. São Paulo: Atlas, 2010.

HUSTON, S. J. Measuring financial literacy. The journal of consumer affairs, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 296-316. 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2017. Rio de Janeiro: IBGE. 2017.

IPECE. As regiões de planejamento do Estado do Ceará. Textos para discussão. nº 111. Fortaleza: IPECE, 2015.

JOBIM, S. S. A.; LOSEKANN, V. L. Alfabetização Financeira: mensuração do comportamento e conhecimento financeiros dos universitários da universidade da região da Campanha, Rio Grande do Sul. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 28, n. 2, p. 125-139, maio/ ago. 2015.

KIM, J.; GARMAN, E. T. Financial stress, pay satisfaction and workplace performance. Compensation Benefits Review, v. 36, n. 1, p. 69-76, 2004.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy around the world: an overview. PEF, v. 10, n. 4, p. 497-508, 2011.

MOTTOLA, Gary R. In our best interest: women, financial literacy, and credit card

behavior. Numeracy, v. 6, n. 2, p. 4, 2013.

NANZIRI, E. L.; LEIBBRANDT, M. Measuring and profiling financial literacy in South Africa. South African journal of economic and management Sciences, n. 21, v. 1, 2018.

OCDE. Recomendação do conselho sobre alfabetização financeira: instrumentos jurídicos da OCDE. OECD/LEGAL/046. 2020.

PONTARA, A. Educação financeira como proposta fundamental para a melhoria do desenvolvimento da agricultura familiar brasileira. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO. v. 11, n. 1, Anais [...]. Ourinhos: FATEC, out. 2019. p. 189-197.

POTRICH, A. C. G. Alfabetização financeira: relações com fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas e demográficas. Orientadora: Kelmara Mendes Vieira. 2016. Tese (Doutorado em administração) – Programa de Pós-Graduação em administração, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2016.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M. KIRCH, G. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 13. n. 2, p. 153-170, abr./ jun., 2016.

REIS, M. V. S. Alfabetização financeira e ruralidade no município de Capistrano – Ceará. 2023.86 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.

REMUND, D. L. Financial literacy explicated: the case for a clearer definition in an increasingly complex economy. The Journal of Consumer Affairs, [s. l.], v. 44, n. 2, p. 276- 295. 2010.

ROBB, C. A.; BABIARZ, P.; WOODYARD, A. The demand for financial professionals’ advice: the role of financial knowledge, satisfaction, and confidence. Financial Services Review, v. 21, n. 4, p. 291-305, 2012.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rio de Janeiro: RAP, nov./ dez., 2007.

SERASA. Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil//2023. 2021.

SHOCKEY, S. S. Low-wealth adults financial literacy: money management behavior and associates factors, including critical thinking. Tese (Doutorado em Filosofia) - University of Utah, United States, 2002.

SILVA, G. O. et al. Alfabetização financeira versus educação financeira: um estudo do comportamento de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista de gestão, finanças e contabilidade, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, set./ dez., 2017.

Publicado

29-06-2024

Como Citar

REIS, M. V. S. dos; CAMPOS, R. T. . O QUE DETERMINA O ANALFABETISMO FINANCEIRO RURAL? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COM OS FATORES SOCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02415, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.6098. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/6098. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos