O CONFRONTO ENTRE ESPAÇOS DE "LIBERDADE" E SEGURANÇA: O TERRITÓRIO DA TRÍPLICE FRONTEIRA (BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI)
Palavras-chave:
Tríplice Fronteira, Foz do Iguaçu, "Sacoleiros", LaranjaResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir a vivência cotidiana de segmentos sociais na área considerada da Tríplice Fronteira, quando convergem as fronteiras do Brasil, Paraguai e Argentina. Foz do Iguaçu é abordada, inicialmente, no intuito de esclarecer as transformações que se operaram no seu espaço urbano por ocasião da construção da Hidrelétrica de Itaipu. No contexto atual observado no espaço urbano, trabalham os "sacoleiros" e "laranjas". Discutiremos os mesmos sob a ótica da informalidade e da contravenção sem deixarmos de reconhecer os seus direitos ao espaço urbano, ao trabalho e ao exercício de sua cidadania. São considerados "sacoleiros" os que trabalham em Ciudad del Este, revendendo e distribuindo as mercadorias adquiridas no país vizinho, nas mais variadas regiões do Brasil. Portanto, esses trabalhadores, podem atuar de forma individual ou com a ajuda de outros trabalhadores, como atravessadores e distribuidores no Brasil, com o intuito de comercializarem os inúmeros produtos adquiridos no Paraguai. Os "laranjas" são trabalhadores contratados para transportar as mercadorias importadas, previamente estabelecidas, em troca de uma determinada quantia em dinheiro. Após a discussão do trabalho realizado por estes agentes sociais concluímos, sugerindo algumas alternativas para o equacionamento das dificuldades e problemas enfrentados pelos mesmos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Ordinária Nº 2597, de 12 de setembro de 1955. Dispõe sobre Zonas Indispensáveis a defesa do país e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, DF, 21 set. 1955.
CATTA, L. E. P. O cotidiano de uma fronteira: a perversidade da modernidade. In:____. Foz do Iguaçu Revisited. Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.
COSTA, W. M. Geografia Política e Geopolítica: discursos sobre o território e o poder. In:_____. Temas e problemas da Geografia Política contemporânea. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
ESTADO DE DIREITO. Disponível em: <http://ffn-brasil.org.br/novo/Temas%2020082011/Tema3-2008.htm>. Acesso em: 27 out. 2009.
DAILLIER, P.; PELLET, A. et al. Direito Internacional Público. In:____. Competências exercidas pelo Estado no seu território. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
DAVI, E. As percepções e marcas lançadas pelos sacoleiros e laranjas em Foz do Iguaçu-PR (1990-2006). In: DEBALD, B. et al. (Orgs.). Região & Desenvolvimento: estudos temáticos sobre o extremo oeste do Paraná. Foz do Iguaçu: UNIMAMÉICA, 2009.
MIYAMOTO, S. Geopolítica e poder no Brasil. In:_____. Os "grandes temas" da geopolítica brasileira. Campinas: Papirus, 1995.
SANTOS, M. F. F. Teoria geral do Estado. In:_____. Estado de Direito – Estado Constitucional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. Sao Paulo: Hucitec, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.