A IMPORTÂNCIA DAS CISTERNAS DE PLACAS NA ZONA RURAL DE SERRA REDONDA - PB: UMA ANÁLISE DA COMUNIDADE TORRE
Palavras-chave:
Semiárido, Cisternas de placas, Uso da águaResumo
O Semiárido brasileiro tem como característica a suscetibilidade í s estiagens e secas prolongadas que ocorrem de forma cíclica, em parte, devido à má distribuição das precipitações no tempo e no espaço. Uma das políticas públicas adotadas no Semiárido tem sido a construção de cisternas de placas, barragens e açudes, buscando facilitar o acesso à água por parte da população, constituindo dessa forma, uma tecnologia social hídrica, que é considerada uma das estratégias de convivência com o semiárido. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar os usos da água e a percepção da importância das cisternas de placas pelos moradores da Comunidade Torre, zona rural de Serra Redonda, Agreste Paraibano, onde se concentra grande número dessas obras e prevalece a agricultura de subsistência. A metodologia do trabalho constituiu-se de levantamento bibliográfico e aplicação de questionários aos moradores da comunidade investigada, visando obter dados a respeito dos usos da água e a importância das cisternas na localidade. Os resultados mostram que entre os principais usos da água está o autoconsumo e a manutenção das atividades domésticas. Quanto à percepção da importância, os moradores mostram-se satisfeitos com as obras e reconhecem seu valor econômico e social.
Downloads
Referências
AMORIM, M.C.C.; PORTO, E.R. Considerações sobre controle e vigilância da qualidade de água de cisternas e seus tratamentos. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de ígua de Chuva, 2003, Juazeiro. CD Rom.
ASA. Articulação do Semiárido. Disponível em: <http://www.asabrasil.org.br>. Acesso em: 31 maio 2018.
CONTI, I. L. Transição paradigmática na convivência com o Semiárido In. CONTI, I. L.; SCHROEDER, E. O. (Orgs.). Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Editora IABS, Brasília-DF. Brasil. 2013.
CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Serra Redonda, estado da Paraíba/ Organizado [por] João de Castro Mascarenhas, Breno Augusto Beltrão, Luiz Carlos de Souza Junior, Franklin de Morais, Vanildo Almeida Mendes, Jorge Luiz Fortunato de Miranda. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.
DNOCS. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Disponível em: <http://www2.dnocs.gov.br/>. Acesso em: 31 maio 2018.
FRANÇA, F. M. C. et al. Cisterna de placas: construção, uso e conservação. Fortaleza: Secretaria dos Recursos Hídricos, 2010. 33p.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 2010. Disponível em <https://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 02 abr. 2019.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população residente para os municípios e para as Unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2018, 2018. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101609.pdf>. Acesso em 02 abr. 2019.
INSA - Instituto Nacional do Semiárido. Agricultura temporária: Semiárido brasileiro 2017, 2018. Disponível em: < https://portal.insa.gov.br/images/acervo-livros/Tabela%20Agricultura_RESUMO%203.pdf>. Acesso em 03 de abril de 2019.
LIMA, A. E. F.; SILVA, D. R.; SAMPAIO, J. L. F. As tecnologias sociais como estratégias de convivência com a escassez de água no Semiárido Cearense. Conex. Ci. e Tecnol. Fortaleza/CE, v. 5, n. 3, p. 9-21, nov. 2011.
LIMA, G. A. C. A dinâmica espacial do município de Serra Redonda-PB: Dos caminhos dos gados á uma centralidade em processo. 2015. 51f. Monografia (Graduação em Geografia) Departamento de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Campina Grande-PB, 2015.
LUCENA, S. C. B. A importância das cisternas para a sobrevivência dos agricultores no interior da Paraíba. In.: XII CONG. NAC. DE MEIO AMBIENTE DE POÇO DE CALDAS-MG, 8, 2015. Anais... Poço de Caldas: GSC, 2015.
OLIVEIRA, D. B. S. O Uso das Tecnologias Sociais Hídricas na Zona Rural do Semiárido Paraibano: Entre o combate a seca e a convivência com o semiárido. 2013. 186f. Dissertação apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2013.
PEREIRA, M. D. B.; OLIVEIRA, D. S.; VIANNA, P. C. G. Analise do Alcance e da distribuição das cisternas de placas no meio rural da microrregião de Souza-PB. Disponível em: <http://www.capacidades.gov.br/blog/download/id/78/post/542/midia/11875>. Acesso em 25 Maio 2018.
REBOUÇAS, A. C. ígua doce no mundo no Brasil. In.: REBOUÇAS, A. C.; BRAGA, B.; TUNDISE, G (Orgs.). íguas Doces No Brasil: capital ecológico, uso e conservação, São Paulo: Ed. Escrituras. 2002.
RIBEIRO, W.C. Geografia Política da ígua. São Paulo: Annablume. 2008.
SILVA, J. B.; GUERRA, L. D.; GOMES, R. A.; FERNANDES, M. Ecologia política das cisternas de placas: uma abordagem sociológica das medidas governamentais recentes relativas aos problemas de abastecimento de água em comunidades rurais de Boa Vista e Montadas-PB. Cronos, Natal-RN, v. 10, n. 2, p. 121-143, jul./dez. 2009.
SILVA, J. V.; RAMOS, M. M. Q. Cisternas de placas: um estudo sobre o uso e a gerência da água no sitio Cantinho município de Serra Branca – PB- Brasil. INTESA, v.7, n.1, p. 91-105 jan/dez, 2013.
SILVA, M. M. P. Educação Ambiental para o uso sustentável de água de cisternas em comunidades rurais da Paraíba. Revista de Biologia e Ciências da Terra. v. supl. n.1, p. 122-136, 2006.
SOUZA, A. B. S.; COSTA, C. T. F.; FIRMINO, P. R. A. BATISTA, V. S. Tecnologias Sociais de convivência com o Semiárido na região do Cariri cearense. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 34, n. 2, p. 197-220, maio/ago. 2017.
SOUZA, S. H. B.; MONTENEGRO, S. M. G. L.; SANTOS, S. M. S. PESSOA, S. G. S. Avaliação da Qualidade da ígua e da Eficácia de Barreiras Sanitárias em Sistemas para Aproveitamento de íguas de Chuva. RBRH "” Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.16 n.3, p.81-93, jul/set 2011.
TORRE, F. T. P.; MACHADO, P. J. O. Introdução í Hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning. 2012.
VIANNA, P. C. G. As grandes obras hídricas e as tecnologias sociais hídricas, uma convivência necessária. In.: MIDITIERO JUNIOR, M. A.; GARCIA, M. F.; VIANNA, P. C. G. (Orgs.). A questão agrária no século XXI: escalas, dinâmicas e conflitos territoriais. – 1 ed.- São Paulo: Outras Expressões, 2015, p.405-433.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.