EXPERIMENTOS COM CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO SOLO

Autores

Palavras-chave:

Ensino do solo, Caracterí­sticas morfológicas, Recurso didático, Educação a Distância

Resumo

O solo é recurso natural finito que presta importantes serviços ecossistêmicos para as sociedades, como a produção de alimento e purificação da água. É formado por minerais, matéria orgânica, água e ar. Fundamental para a manutenção dos ecossistemas terrestres. Devido a sua importância, o ensino do solo deve fornecer uma base teórica e prática que permita ao educando compreender seus processos de origem, funções e propriedades, buscando promover uma conscientização ambiental acerca da importância da conservação do solo para gerações presentes e futuras. Experimentos com as caracterí­sticas morfológicas do solo se mostram como importante recurso didático para o ensino do solo na Educação Básica. Diante do exposto, o presente artigo relata o desenvolvimento de atividades com alunos de licenciatura em Geografia da modalidade EaD em uma oficina realizada durante o I Simpósio Integrado em EaD do Cariri Paraibano. Objetivou-se assim, promover a experimentação com solos como recurso didático no ensino Fundamental e Médio. Os resultados evidenciaram que os experimentos são efetivos para o ensino do solo, pois permitiram a compreensão de diferentes atributos da morfologia do solo. Dessa forma, os ensaios desenvolvidos se mostraram facilitadores na aprendizagem da morfologia e dinâmica do solo, ao mesmo tempo em que permitiram unir teoria e prática. 

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Biografia do Autor

Jean Oliveira Campos, Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB) e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.  

Carla Andreza Oliveira de Lima, Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil.

Antônio Marques Carneiro, Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Bacharel em Ciências Biológicas e licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil. 

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB) e Pedagoga pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Docente Associada da Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB), Campus I, Bodocongó. Campina Grande, PB, Brasil. 

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

CAMPOS, J. O. .; LIMA, C. A. O. de .; CARNEIRO, A. M. .; REINALDO, L. R. L. R. . EXPERIMENTOS COM CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO SOLO . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 1, p. 136–154, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/1826. Acesso em: 13 nov. 2024.

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