O DIREITO À APRENDIZAGEM CIENTÍFICA NA ESCOLA: OS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZA- GEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS

Autores/as

  • Manoel Marley Caldas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-9970.2023.5057

Palabras clave:

Aprendizagem significativa, Método investigativo;, Pro- fessores de ciências.

Resumen

A aprendizagem escolar constitui-se como condição necessária ao desen-
volvimento de uma série de potencialidades sociais e cognitivas entre os

alunos, a fim de possibilitar a manifestação dos conhecimentos em suas
realidades sociais. O componente curricular de Ciências, presente nos anos

iniciais e finais do Ensino Fundamental, e que posteriormente é denomi-
nado de biologia no Ensino Médio, evolui sequencialmente ao longo da

escala de conteúdos ministrados pelo professor, apresentando diferentes

objetivos e finalidades em cada etapa de ensino. A presença desta discipli-
na no currículo escolar, apresenta finalidades obrigatórias e necessárias

ao exercício cidadão, conforme orienta a legislação educacional. Todavia,
a introdução da aprendizagem científica no âmbito escolar torna-se uma
realidade cada vez mais distante dos estudantes, seja pela precariedade
na aplicação de metodologias ativas em sala de aula, que surgem aliado à

desvalorização da formação de professores de ciências. Neste artigo, utili-
zou- o método investigativo como proposta de reorientação na pesquisa

educacional em ciências, tendo a Psicologia sócio-histórica como aborda-
gem teórico-metodológica, mediante as reais dificuldades e possibilidades

na efetivação da alfabetização e democratização do pensamento científico

no espaço escolar. Metodologicamente, o trabalho é embasado na moda-
lidade de pesquisa bibliográfica, e visa identificar os impactos da formação

e suas implicações na efetivação da Aprendizagem Significativa. Os resul-
tados apontam para o constante fortalecimento na formação continuada

de professores de ciências, e ainda, para a difusão do presente método, re-
conhecido pedagogicamente, e caracterizado como uma alternativa eficaz,

simples e aproximativa na relação educador-educando.

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Publicado

2023-05-16

Número

Sección

Linha 1 - Descoberta identitária: os processos educativos para o (re)conhecimento das identidades