LAZER, TURISMO E A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA NO LITORAL DO PIAUÍ

Autores

  • Gerson Kaio Lima Borges UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a produção imobiliária no litoral do Piauí­ a partir do lazer e do turismo, expondo os elementos que apontam o papel do lazer na produção do espaço litorâneo piauiense, impulsionando a urbanização pela expansão do imobiliário nos municí­pios de Parnaí­ba, Luí­s Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande. Discute-se sobre a produção do espaço e a ação dos agentes produtores do espaço urbano, destacando as dinâmicas dos principais destinos turí­sticos do Piauí­, relacionados com as atividades de lazer, do turismo e da expansão das segundas residências. A pesquisa foi realizada com a revisão de literatura acerca do processo de produção do espaço imobiliário e da expansão das atividades de lazer e do turismo, aliada aos levantamentos de dados, documentos e legislações, referentes aos municí­pios pesquisados. A pesquisa de campo empí­rica primou na coleta de dados quantitativos referentes a produção de imóveis entre a década de 1980 e 2019, buscando identificar o crescimento desses imóveis nos municí­pios do litoral do estado. Com a expansão do turismo no Nordeste brasileiro e a partir de investimentos empresariais na atividade turí­stica no litoral do Piauí­, tem-se ao longo dos anos também uma expansão da produção imobiliária, impulsionada por tais novas dinâmicas. Esse processo desencadeou significativas mudanças na estrutura das áreas urbanas nos municí­pios litorâneos do Piauí­.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Fabiana L.; VASCONCELOS, Fábio P. O litoral em questão: caracterização e descaracterização do território. In: CORIOLANO, Luzia N. M. T.; VASCONCELOS, Fábio P. O turismo e a relação sociedade-natureza. Fortaleza: EdUECE, 2007.
ASSIS, Lenilton F. de. Turismo de segunda residência: a expressão espacial do fenômeno e as possibilidades de análise geográfica. Território, Rio de Janeiro, a. 7, n. 11, 12, 13, set./out., p. 111, 2003.
ASSIS, Lenilton F. de. Entre o turismo e o imobiliário: velhos e novos usos das segundas residências sob o enfoque da mutiterritorialidade – Camocim/CE. 279 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
BOTELHO, Adriano. O financiamento e a financeirização do setor imobiliário: uma análise da produção do espaço e da segregação sócio-espacial através do estudo do mercado da moradia na cidade de São Paulo. 344 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, 2005.
CORIOLANO, Luiza N. M. T.; CRUZ, R. C. A. Turismo e degradação ambiental no litoral do Ceará. In. LEMOS, Amália Inês G. de. (Org.). Turismo impactos socioambientais. São Paulo: Hucitec, 2001.
COSTA, Carlos Rerisson R. da. Turismo, produção e consumo do espaço nas comunidades de Redonda e Tremembé, Icapuí­-Ce. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010.
COSTA, Carlos Rerisson R da. Turismo, produção e consumo do espaço litorâneo. Geografia em questão. Marechal Cândido Rondon, v. 5. n. 1, 2012. p. 153.
COSTA, Carlos Rerisson R da. O litoral do Maranhão, entre segredos e descobertas: a fronteira de expansão do turismo litorâneo na periferia do Brasil. 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, 2015.
FAÇANHA, Antônio Cardoso. Desenvolvimento territorial recente em espaços sub-regionais dinâmico no Piaui. 2009. 226 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco, 2009.
FERREIRA, Ângela L.; SILVA, Alexsandro F. C. da. A estruturação do turismo e do imobiliário nas metrópoles nordestinas: conceitos básicos e antecedentes. In: DANTAS, Eustógio W. C.; FERREIRA, A. L; CLEMENTINO, M. L. Turismo e imobiliário nas metrópoles, LETRA CAPITAL, Rio de Janeiro, 2010.
GOMES, Iara R. Vilegiatura além da metrópole: urbanização em Tibau (RN) 228 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
IBGE. Censo Demográfico 2000. Rio de Janeiro: FIBGE, 2000. Disponí­vel em: <http://www.ibge.gov.br/censo/>. Acesso em: 20 Maio 2019.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: FIBGE, 2010. Disponí­vel em: <http://censo2010.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 Maio 2019.
IBGE. Coordenação de Serviços e Comércio. Pesquisa de serviços de hospedagem – 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MADRUGA, Antônio Moacyr. Litoralização: da fantasia de liberdade à modernidade autofágica. São Paulo, 1992. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 1992.
MAGALHíES, Felipe N. C.; TONUCCI FILHO, João B. M.; SILVA, Harley. Valorização imobiliária e produção do espaço: novas frentes na RMBH. In: MENDONÇA, Jupira G. de.; COSTA, Heloisa S. de M. (Orgs.). Estado e Capital Imobiliário: convergências atuais na produção do espaço urbano brasileiro. Belo Horizonte, C/ARTE, 2011.
MARCELINO, A. M. T. et. al. O turismo e a sua influência na ocupação do espaço litorâneo. In: RODRIGUES, Adyr A. B. (Org.). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais, 2 ed., São Paulo: Hucitec, 1999, p. 179.
MESQUITA, T. K. da S. As segundas residências e o processo de produção do espaço na praia do Coqueiro, Luí­s Correia-PI. 79. f Monografia (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual do Piauí­, Teresina, 2014.
MORAES, Antonio C. R. Os impactos da polí­tica urbana sobre a zona costeira. Brasí­lia: MMA, 1995.
MORAES, A. C. R. Contribuições para a gestão da zona costeira do Brasil: elementos para uma geografia do litoral brasileiro. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2007.
RODRIGUES, Adyr A. B. Turismo e Espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
SANTOS, Priscila P. Entre casa de praia e o imobiliário-turí­stico: a segunda residência no litoral sergipano. 2015. 288. f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
SEABRA, Odette Carvalho de L. A muralha que cerca o mar: uma modalidade de uso do solo urbano. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979.
SOUZA, Eudes A. L. de. Metropolização litorânea: produção do espaço do lazer e mercado imobiliário. 262 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.
TULIK, Olga. Turismo e meios de hospedagem: casas de temporada. São Paulo: Roca, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Borges, G. K. L. (2022). LAZER, TURISMO E A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA NO LITORAL DO PIAUÍ . PENSAR GEOGRAFIA, 6(2), 46–65. Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/3731