LAZER, TURISMO E A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA NO LITORAL DO PIAUÍ
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender a produção imobiliária no litoral do Piauí a partir do lazer e do turismo, expondo os elementos que apontam o papel do lazer na produção do espaço litorâneo piauiense, impulsionando a urbanização pela expansão do imobiliário nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande. Discute-se sobre a produção do espaço e a ação dos agentes produtores do espaço urbano, destacando as dinâmicas dos principais destinos turísticos do Piauí, relacionados com as atividades de lazer, do turismo e da expansão das segundas residências. A pesquisa foi realizada com a revisão de literatura acerca do processo de produção do espaço imobiliário e da expansão das atividades de lazer e do turismo, aliada aos levantamentos de dados, documentos e legislações, referentes aos municípios pesquisados. A pesquisa de campo empírica primou na coleta de dados quantitativos referentes a produção de imóveis entre a década de 1980 e 2019, buscando identificar o crescimento desses imóveis nos municípios do litoral do estado. Com a expansão do turismo no Nordeste brasileiro e a partir de investimentos empresariais na atividade turística no litoral do Piauí, tem-se ao longo dos anos também uma expansão da produção imobiliária, impulsionada por tais novas dinâmicas. Esse processo desencadeou significativas mudanças na estrutura das áreas urbanas nos municípios litorâneos do Piauí.
Downloads
Referências
ASSIS, Lenilton F. de. Turismo de segunda residência: a expressão espacial do fenômeno e as possibilidades de análise geográfica. Território, Rio de Janeiro, a. 7, n. 11, 12, 13, set./out., p. 111, 2003.
ASSIS, Lenilton F. de. Entre o turismo e o imobiliário: velhos e novos usos das segundas residências sob o enfoque da mutiterritorialidade – Camocim/CE. 279 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
BOTELHO, Adriano. O financiamento e a financeirização do setor imobiliário: uma análise da produção do espaço e da segregação sócio-espacial através do estudo do mercado da moradia na cidade de São Paulo. 344 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, 2005.
CORIOLANO, Luiza N. M. T.; CRUZ, R. C. A. Turismo e degradação ambiental no litoral do Ceará. In. LEMOS, Amália Inês G. de. (Org.). Turismo impactos socioambientais. São Paulo: Hucitec, 2001.
COSTA, Carlos Rerisson R. da. Turismo, produção e consumo do espaço nas comunidades de Redonda e Tremembé, Icapuí-Ce. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010.
COSTA, Carlos Rerisson R da. Turismo, produção e consumo do espaço litorâneo. Geografia em questão. Marechal Cândido Rondon, v. 5. n. 1, 2012. p. 153.
COSTA, Carlos Rerisson R da. O litoral do Maranhão, entre segredos e descobertas: a fronteira de expansão do turismo litorâneo na periferia do Brasil. 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, 2015.
FAÇANHA, Antônio Cardoso. Desenvolvimento territorial recente em espaços sub-regionais dinâmico no Piaui. 2009. 226 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco, 2009.
FERREIRA, Ângela L.; SILVA, Alexsandro F. C. da. A estruturação do turismo e do imobiliário nas metrópoles nordestinas: conceitos básicos e antecedentes. In: DANTAS, Eustógio W. C.; FERREIRA, A. L; CLEMENTINO, M. L. Turismo e imobiliário nas metrópoles, LETRA CAPITAL, Rio de Janeiro, 2010.
GOMES, Iara R. Vilegiatura além da metrópole: urbanização em Tibau (RN) 228 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
IBGE. Censo Demográfico 2000. Rio de Janeiro: FIBGE, 2000. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/censo/>. Acesso em: 20 Maio 2019.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: FIBGE, 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 Maio 2019.
IBGE. Coordenação de Serviços e Comércio. Pesquisa de serviços de hospedagem – 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MADRUGA, Antônio Moacyr. Litoralização: da fantasia de liberdade à modernidade autofágica. São Paulo, 1992. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 1992.
MAGALHíES, Felipe N. C.; TONUCCI FILHO, João B. M.; SILVA, Harley. Valorização imobiliária e produção do espaço: novas frentes na RMBH. In: MENDONÇA, Jupira G. de.; COSTA, Heloisa S. de M. (Orgs.). Estado e Capital Imobiliário: convergências atuais na produção do espaço urbano brasileiro. Belo Horizonte, C/ARTE, 2011.
MARCELINO, A. M. T. et. al. O turismo e a sua influência na ocupação do espaço litorâneo. In: RODRIGUES, Adyr A. B. (Org.). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais, 2 ed., São Paulo: Hucitec, 1999, p. 179.
MESQUITA, T. K. da S. As segundas residências e o processo de produção do espaço na praia do Coqueiro, Luís Correia-PI. 79. f Monografia (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2014.
MORAES, Antonio C. R. Os impactos da política urbana sobre a zona costeira. Brasília: MMA, 1995.
MORAES, A. C. R. Contribuições para a gestão da zona costeira do Brasil: elementos para uma geografia do litoral brasileiro. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2007.
RODRIGUES, Adyr A. B. Turismo e Espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
SANTOS, Priscila P. Entre casa de praia e o imobiliário-turístico: a segunda residência no litoral sergipano. 2015. 288. f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
SEABRA, Odette Carvalho de L. A muralha que cerca o mar: uma modalidade de uso do solo urbano. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979.
SOUZA, Eudes A. L. de. Metropolização litorânea: produção do espaço do lazer e mercado imobiliário. 262 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.
TULIK, Olga. Turismo e meios de hospedagem: casas de temporada. São Paulo: Roca, 2001.