POR UMA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ : JOVENS, REDES SOCIAIS E O CAMINHO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA A PARTIR DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6603

Palavras-chave:

consciência cidadã, redes sociais sociais, cidadania territorial

Resumo

O artigo analisa as dinâmicas de participação cidadã entre jovens urbanos em Mossoró-RN,  a partir da temática da cidadania territorial, em um contexto de precariedade urbana. A pesquisa explora a relação entre o engajamento juvenil, as condições urbanas e o papel das redes sociais na mobilização política. A análise revela um descompasso entre a compreensão teórica dos direitos sociais e a ação prática, evidenciando a fragilidade das mobilizações digitais e a necessidade de repensar as práticas de formação para participação cidadã por meio da escola, incluindo também outros espaços formativos como associações, grupos sociais identitários e instituições públicas. O estudo levanta, ao final, novas questões para futuras investigações sobre o redesenho das práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas à promoção de uma cidadania transformadora em contextos urbanos

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Biografia do Autor

Otoniel Fernandes da Silva Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta IV da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Licenciatura de Geografia sendo bolsista Cnpq. Foi coordenador do Progama de Bolsa de Iniciação a Docência e do Programa Residência Pedagógica de 2016 a 2024. Coordenador da Especialzação em Geografia do Nordeste e da Especialização em Geografia Escolar, ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa  em Educação Geográfica (GPEG) e do Grupo de Pesquisa em Estudo Urbanos e Regionais (GEUR)

 

Flávia Spinelli Braga, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta IV da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Doutora em Geografia pela Universidade de Lisboa, na especialidade Ensino de Geografia com a tese: Cidadania Territorial na formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal. Mestre em Geografia pela UNESP/ Presidente Prudente bolsista CNPQ com a dissertação: O uso do site como recurso de apoio didático no ensino de clima no ensino fundamental. Graduada em Licenciatura de Geografia sendo bolsista PET/CAPES. Foi avaliadora técnica e coordenadora adjunta do PNLD Geografia 2017, 2018, 2019 e 2020 de todos os níveis da Educação Básica. Professora do Programa de pós graduação em Serviço Social e Direitos Sociais PPGSSDS/UERN. Áreas de investigação: Ensino de Geografia; Formação Inicial de professores de Geografia; Formação e Educação da Cidadania; Livro didático de Geografia; Direitos sociais e movimentos sociais. Membro dos grupos GEPCE (grupo de estudos e pesquisa em ensino e currículo) e GEF (grupo de estudos e pesquisas em Relações sociais e de gênero e feminismo)UERN.

Referências

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Fernandes da Silva Junior, O., & Spinelli Braga, F. (2024). POR UMA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ : JOVENS, REDES SOCIAIS E O CAMINHO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA A PARTIR DA ESCOLA. PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e82024012. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6603

Edição

Seção

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia