POR UMA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ : JOVENS, REDES SOCIAIS E O CAMINHO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA A PARTIR DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6603Palavras-chave:
consciência cidadã, redes sociais sociais, cidadania territorialResumo
O artigo analisa as dinâmicas de participação cidadã entre jovens urbanos em Mossoró-RN, a partir da temática da cidadania territorial, em um contexto de precariedade urbana. A pesquisa explora a relação entre o engajamento juvenil, as condições urbanas e o papel das redes sociais na mobilização política. A análise revela um descompasso entre a compreensão teórica dos direitos sociais e a ação prática, evidenciando a fragilidade das mobilizações digitais e a necessidade de repensar as práticas de formação para participação cidadã por meio da escola, incluindo também outros espaços formativos como associações, grupos sociais identitários e instituições públicas. O estudo levanta, ao final, novas questões para futuras investigações sobre o redesenho das práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas à promoção de uma cidadania transformadora em contextos urbanos
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