POR UMA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ : JOVENS, REDES SOCIAIS E O CAMINHO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA A PARTIR DA ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6603

Keywords:

consciência cidadã, redes sociais sociais, cidadania territorial

Abstract

The article analyzes the dynamics of civic participation among urban youth in Mossoró-RN, based on the theme of territorial citizenship, within a context of urban precariousness. The research explores the relationship between youth engagement, urban conditions, and the role of social media in political mobilization. The analysis reveals a gap between the theoretical understanding of social rights and practical action, highlighting the fragility of digital mobilizations and the need to rethink civic participation education practices through schools, but also including other formative spaces such as associations, identity-based social groups, and public institutions. In conclusion, the study raises new questions for future investigations on redesigning pedagogical practices and public policies aimed at promoting transformative citizenship in urban contexts.

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Author Biographies

Otoniel Fernandes da Silva Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta IV da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Licenciatura de Geografia sendo bolsista Cnpq. Foi coordenador do Progama de Bolsa de Iniciação a Docência e do Programa Residência Pedagógica de 2016 a 2024. Coordenador da Especialzação em Geografia do Nordeste e da Especialização em Geografia Escolar, ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa  em Educação Geográfica (GPEG) e do Grupo de Pesquisa em Estudo Urbanos e Regionais (GEUR)

 

Flavia Spinelli Braga, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta IV da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Doutora em Geografia pela Universidade de Lisboa, na especialidade Ensino de Geografia com a tese: Cidadania Territorial na formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal. Mestre em Geografia pela UNESP/ Presidente Prudente bolsista CNPQ com a dissertação: O uso do site como recurso de apoio didático no ensino de clima no ensino fundamental. Graduada em Licenciatura de Geografia sendo bolsista PET/CAPES. Foi avaliadora técnica e coordenadora adjunta do PNLD Geografia 2017, 2018, 2019 e 2020 de todos os níveis da Educação Básica. Professora do Programa de pós graduação em Serviço Social e Direitos Sociais PPGSSDS/UERN. Áreas de investigação: Ensino de Geografia; Formação Inicial de professores de Geografia; Formação e Educação da Cidadania; Livro didático de Geografia; Direitos sociais e movimentos sociais. Membro dos grupos GEPCE (grupo de estudos e pesquisa em ensino e currículo) e GEF (grupo de estudos e pesquisas em Relações sociais e de gênero e feminismo)UERN.

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Published

2024-12-13

How to Cite

Fernandes da Silva Junior, O., & Spinelli Braga, F. (2024). POR UMA CONSCIÊNCIA ESPACIAL CIDADÃ : JOVENS, REDES SOCIAIS E O CAMINHO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA A PARTIR DA ESCOLA. Think Geography Magazine, 8(1), e82024012. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6603

Issue

Section

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia