O ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE ALTO DO RODRIGUES/RN: CONCEPÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR

Authors

  • Jadna Mirelly Lopes Carlos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Josiel de Alencar Guedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Gerônimo da Silva Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Abstract

Nos últimos anos, os atlas escolares municipais vêm ganhando o seu espaço no âmbito escolar. Isto porque são vistos como materiais de apoio didático para o ensino, sendo este mais centrada na região Sul, que na região Nordeste, ainda é incipiente. Os atlas contribuem para a melhoria do ensino de Geografia, pois tornam as aulas mais atrativas e dinâmicas, além de despertarem no aluno, o interesse por elas e, assim, possibilitam um aprendizado mais significativo. Para a realização deste trabalho, partiu-se inicialmente, de uma análise bibliográfica de autores que pensam e refletem sobre a temática, discutem metodologias para construções de atlas escolares, e fazem análises de atlas municipais já construídos, além da discussão sobre a importância de atlas, como material para o ensino/aprendizagem da Geografia e evidenciar como ele pode ser importante e significativo para o ensino. Para a confecção dos mapas, foram utilizadas imagens do Google Earth e dados de órgãos públicos. Conclui-se que este material, vai contribuir de forma significativa, não somente para o ensino de Geografia, como também para às diversas áreas como História e Ciências, dentre outras, por abordar o espaço socioespacial, socioeconômico e socioambiental do município de Alto do Rodrigues/RN.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABREU, P. R. Conteúdos cartográficos na formação do professor de Geografia. Recife: O autor, 2004.

ALMEIDA, C. M. (Org.). Atlas do Imperio do Brazil comprehendendo as respectivas divisões administrativas, ecclesiasticas, eleitoraes e judiciarias: dedicado a Sua Magestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, destinado á instrucção publica do Imperio, com especialidade á dos alumnos do Imperial Collegio de Pedro II. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomathico, 1868. 36 p.

ALMEIDA, R. D. Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna. Cadernos CEDES, Campinas, v.23, n.60, p.149-168, ago. 2003.

ALMEIDA, R. D. Ipeúna: atlas municipal de escolar – geográfico, histórico, ambiental. Rio Claro: LABENGEO, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF,1998.

BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. Tese de Doutorado em Geociências. Universidade de Campinas. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra. Campinas, 2008.

BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e sua proposta no âmbito das políticas curriculares educacionais: considerações iniciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v.99, p.74-85, 2018.

BUENO, M. A. S.; COMPIANI, M. O estudo do lugar e a fundamentação geográfica dos atlas municipais no Brasil. Anais... X encontro de Geógrafos da América Latina. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.

BUENO, M. A.; BUQUE, S. L. Cartografia escolar e atlas escolares municipais Brasil/Moçambique: o estudo do espaço local e a formação de professores. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, n.13, p.233-247, jan/jun. 2017

BUENO, M. A.; CURADO, J. G. T. Atlas escolar municipal de Pirenópolis. Goiânia: C&A Alfa comunicação, 2018.

BUENO, M. A.; OLIVEIRA, I. J.; MORAES, L. B.; RICHTER, D. Atlas escolar municipal de Goiânia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2015.

COSTA, J. E. A. Atlas geográfico escolar de São José do Seridó-RN: o meu lugar no mundo. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Centro de Ensino Superior do Seridó-CERES. Centro de Ciências Humana, Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Geografia (GEOPROF). 2022.

DORNELLES, M.; KARNOPP, E. Ensino de geografia: o estudo do município nos anos iniciais. Ágora. Santa Cruz do Sul, v.17, n.02, p.81-90, jul./dez. 2016.

FRANÇA JUNIOR, P.; ZUCCHI, V. P. P. A construção do atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino aprendizagem geográfico do lugar. Geografia Ensino & pesquisa, Santa Maria, v.17, n.1, p.161-172, 2013.

GODINHO, J.; FALCADE, I.; AHLERT, S. O uso de imagens de satélite como recuso didático para o ensino de Geografia. Anais XIII simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, Brasil, abril 2007.

HONDA, J. D. S. Políticas curriculares e atlas escolares municipais: contribuição para o estudo do lugar. Dissertação de Mestrado de Geografia. Universidade Federal de Goiás. Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bases Cartográficas do IBGE, 2017. Disponível em: Disponível em: https://downloads.ibge.gov.br/. A¬cessado em: 28/07/2022

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bases Cartográficas do IBGE, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://downloads.ibge.gov.br/. A¬cessado em: 28/07/2022

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bases Cartográficas do IBGE, 2021. Disponível em: Disponível em: https://downloads.ibge.gov.br/. A¬cessado em: 28/07/2022

LASTÓRIA, A. C. A cartografia escolar e a concepção de Atlas escolar municipal. Dialogus, Ribeirão Preto, v.3, n.1, p.111-126, 2007.

LESANN, J. G. Do lápis à internet: reflexões sobre mudanças teórico-metodológicas na elaboração de atlas escolares municipais. Boletim de Geografia, Maringá, v.19, n.2, p.130-138, 2001.

LESSAN, J. G. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Fino Traço, 2009.

LUDWIG, A. B.; NASCIMENTO, E. Os conhecimentos cartográficos na prática docente: um estudo com professores de Geografia. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v.17, n.60, p.183-196, dez. 2016.

MARTINELLI, M. As cartografias e os atlas geográficos escolares. Revista da ANPEGE, Uberlândia, v.7, n.1, número especial, p.251-260, out. 2011.

MARTINELLI, M. Um atlas geográfico escolar para o ensino - aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, mai./ago. p.21-34, 2008.

MELO, I. B. N. Atlas escolar de Mairinque/SP - geográfico e histórico. Ciência Geográfica, Bauru, v.25, n.5, p.2157-2171, jan./dez. 2021.

PEREIRA, D. S.; SAMPAIO, A. C. F.; SAMPAIO, A. A. M. Atlas geográfico escolar de Sacramento – MG. Uberaba: UFTM, 2013.

PITANO, S. C.; NOAL, R. E.; ROMIG, K. K. A elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre/RS e sua atuação extensionista. Expressa Extensão. Pelotas, v.25, n.1, p.17-27, jan./abr. 2020.

RICHTER, D.; BUENO, M. A. As potencialidades da cartografia escolar: a contribuição dos mapas mentais e atlas escolares no ensino de Geografia. Anekumene, Bogotá, n.6, p.9-19, 2013.

ROMING, K. L.; PITANO, S. C. O atlas Geográfico municipal como recurso didático no ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas. Geografia, Londrina, v.29, n.2, p.241-260, jul. 2020.

SAMPAIO, A. C. F.; SAMPAIO, A. Á. M. A cartografia ensinada na educação básica: experiências de atlas geográficos escolar municipal. Revista Brasileira de Cartografia, Uberlândia, n.66, p.921-192, 2014.

SANTOS, M. G. COSTA, G. S; GUEDES, J. A. Atlas Geográfico Escolar de São Rafael - RN. [recurso eletrônico]. Mossoró: EDUERN, 2021.

SANTOS, M. G. M.; GUEDES, J. A. O Atlas escolar municipal de São Rafael-RN: processo de elaboração e importância para o ensino de Geografia. Revista Ensino de Geografia, Uberlândia, v.10, n.19, p.145-165, jul./dez. 2019.

SILVA, K. R. S. A construção do atlas escolar geográfico como proposta para o ensino de Geografia. Marabá: [s. n], 2019.

SILVA, L. M. A abordagem da Cartografia e o desenvolvimento das percepções espaciais nos anos finais do Ensino Fundamental. Anais... Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetória, 14. Campinas. 2019, p.376-1388.

SOUZA, J. V. R.; PEZZATO, J. P.; COSTA, C. F. Os atlas no ensino de Geografia: o estado do conhecimento no Brasil neste início de século (2001 – 2020). Ciência Geográfica, Bauru, v.25, n.5, p.2172-2199, jan./dez. 2021.

VIEIRA, J. A.; VITAL, S. R. O.; BUENO, M. A. Atlas escolar municipal de rio do fogo. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.

ZACHARIAS, A. A.; SILVA, W. D. P.; THESBITA, L. B. O Lugar no mundo, o mundo no lugar: contribuições das linguagens e representações gráficas para o estudo e compreensão da dinâmica espacial municipal. In: Anais... 12 Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. Caminando em una América Latina em Transformación. Montevideo: Universidad de Montevideo, 2009.

Published

2022-12-31

How to Cite

Lopes Carlos, J. M., Guedes, J. de A., & da Silva Costa, G. . (2022). O ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE ALTO DO RODRIGUES/RN: CONCEPÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR. Think Geography Magazine, 6(2), 66–91. Retrieved from https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/4624

Most read articles by the same author(s)