O HOMEM DO SÉCULO XXI INSCRITO NOS DESENHOS ANIMADOS DA ATUALIDADE: UMA ANÁLISE DA SÉRIE DRA. BRINQUEDOS

Autores

  • Camila Praxedes de Brito
  • Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Resumo

O presente artigo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e é resultado de uma pesquisa acerca de discussões de gênero na sociedade contemporânea, realizada na disciplina Linguagens e Questões de Gênero. Nas discussões, percebemos que toda a nossa sociedade é constituí­da por grupos e que eles possuem suas normas e conceitos pré-estabelecidos. Dessa forma, todo sujeito introduzido em um meio especí­fico sofre o processo de "normalização", um sistema de fabricação do outro, seguindo os mesmos modelos. Pensando nessas identidades fabricadas, resolvemos analisar a construção desse novo modelo de homem dentro da série infantil Dra. Brinquedos, da Disney. Esta série, mais direcionada í s crianças, será analisada aqui no sentido de interpretar como as vontades de verdade e as relações de gênero masculino/feminino estão sendo colocadas a esse público infantil. A pesquisa insere-se na Análise do discurso de tradição francesa, fiando-se nos conceitos de sujeito, formação discursiva, relações de poder de Foucault (2008), e na constituição do novo homem na sociedade moderna com Eccel e Alcadipani (2012) e Navarro (2008), dentre outros autores. Na série analisada, percebe-se a repetição de discursos da ideologia de igualdade entre os gêneros e nota-se que as "posições sujeito", ocupadas pelas personagens, não estão relacionadas ao fato de serem homens ou mulheres, mas de serem sujeitos em igualdade na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Praxedes de Brito

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Central e integrante do Grupo de Estudos do Discurso da UERN - GEDUERN. 

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica – PROLING, da Universidade Federal da Paraí­ba – UFPB. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Vice-lí­der do Grupo de Estudos do Discurso da UERN – GEDUERN.

Referências

CARVALHO, Ana Maria de. A noção de Sujeito em Foucault. In. SILVA, Francisco Paulo da (org.) Travessias do sentido e outras questões de linguagem. Mossoró-RN: Queima bucha, 2008.p.17-31.
ECCEL, Cláudia Sirangelo; ALCADIPANI, Rafael. (Re)Descobrindo as masculinidades. In. FREITAS, Maria Ester de e DANTAS, Marcelo (Orgs.). Diversidade Sexual e trabalho. São Paulo – SP: Cengage Learnig, 2012.p. 51-75.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7 ed. Trad. Luí­z Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2008.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Micropolí­tica: cartografias do desejo. São Paulo – SP: Ed. Vozes, 2005.
HUSTON, Nancy. A Espécie Fabuladora. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre – RS: Editora L&PM, 2012.
NAVARRO, Pedro. Mí­dia e identidade: o novo homem e a nova mulher entre imagens fragmentadas e discursos "lí­quidos". In. NAVARRO, Pedro. O discurso nos domí­nios da linguagem e da história. São Carlos - SP: Editora Claraluz, 2008.p.89-100.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

BRITO, C. P. de; TAVARES, L. H. M. da C. O HOMEM DO SÉCULO XXI INSCRITO NOS DESENHOS ANIMADOS DA ATUALIDADE: UMA ANÁLISE DA SÉRIE DRA. BRINQUEDOS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 4, n. 1, p. 93–104, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/138. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)