O HOMEM DO SÉCULO XXI INSCRITO NOS DESENHOS ANIMADOS DA ATUALIDADE: UMA ANÁLISE DA SÉRIE DRA. BRINQUEDOS

Autores/as

  • Camila Praxedes de Brito
  • Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Resumen

O presente artigo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e é resultado de uma pesquisa acerca de discussões de gênero na sociedade contemporânea, realizada na disciplina Linguagens e Questões de Gênero. Nas discussões, percebemos que toda a nossa sociedade é constituí­da por grupos e que eles possuem suas normas e conceitos pré-estabelecidos. Dessa forma, todo sujeito introduzido em um meio especí­fico sofre o processo de "normalização", um sistema de fabricação do outro, seguindo os mesmos modelos. Pensando nessas identidades fabricadas, resolvemos analisar a construção desse novo modelo de homem dentro da série infantil Dra. Brinquedos, da Disney. Esta série, mais direcionada í s crianças, será analisada aqui no sentido de interpretar como as vontades de verdade e as relações de gênero masculino/feminino estão sendo colocadas a esse público infantil. A pesquisa insere-se na Análise do discurso de tradição francesa, fiando-se nos conceitos de sujeito, formação discursiva, relações de poder de Foucault (2008), e na constituição do novo homem na sociedade moderna com Eccel e Alcadipani (2012) e Navarro (2008), dentre outros autores. Na série analisada, percebe-se a repetição de discursos da ideologia de igualdade entre os gêneros e nota-se que as "posições sujeito", ocupadas pelas personagens, não estão relacionadas ao fato de serem homens ou mulheres, mas de serem sujeitos em igualdade na sociedade.

Descargas

Biografía del autor/a

Camila Praxedes de Brito

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Central e integrante do Grupo de Estudos do Discurso da UERN - GEDUERN. 

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica – PROLING, da Universidade Federal da Paraí­ba – UFPB. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Vice-lí­der do Grupo de Estudos do Discurso da UERN – GEDUERN.

Citas

CARVALHO, Ana Maria de. A noção de Sujeito em Foucault. In. SILVA, Francisco Paulo da (org.) Travessias do sentido e outras questões de linguagem. Mossoró-RN: Queima bucha, 2008.p.17-31.
ECCEL, Cláudia Sirangelo; ALCADIPANI, Rafael. (Re)Descobrindo as masculinidades. In. FREITAS, Maria Ester de e DANTAS, Marcelo (Orgs.). Diversidade Sexual e trabalho. São Paulo – SP: Cengage Learnig, 2012.p. 51-75.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7 ed. Trad. Luí­z Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2008.
GUATTARI, Félix e ROLNIK, Suely. Micropolí­tica: cartografias do desejo. São Paulo – SP: Ed. Vozes, 2005.
HUSTON, Nancy. A Espécie Fabuladora. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre – RS: Editora L&PM, 2012.
NAVARRO, Pedro. Mí­dia e identidade: o novo homem e a nova mulher entre imagens fragmentadas e discursos "lí­quidos". In. NAVARRO, Pedro. O discurso nos domí­nios da linguagem e da história. São Carlos - SP: Editora Claraluz, 2008.p.89-100.

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

BRITO, Camila Praxedes de; TAVARES, Lúcia Helena Medeiros da Cunha. O HOMEM DO SÉCULO XXI INSCRITO NOS DESENHOS ANIMADOS DA ATUALIDADE: UMA ANÁLISE DA SÉRIE DRA. BRINQUEDOS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 4, n. 1, p. 93–104, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/138. Acesso em: 25 abr. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a