A POÉTICA CONFESSIONAL EM THE BELL JAR, DE SYLVIA PLATH

Autores

  • Moisés Silva de Azevedo Filho
  • José Mariano Tavares Junior

Resumo

O presente artigo visa abordar o romance The Bell Jar, de Sylvia Plath, sob a perspectiva de uma poética confessional e autobiográfica. Para tanto, nosso objetivo principal será investigar a presença da autora dentro do texto literário, e de que maneiras eventos reais são transfigurados em matéria ficcional. Tendo estes objetivos em vista, trechos do romance serão analisados e discutidos com base em pressupostos teóricos de autores como Beach (2003), De Man (1985) e Derrida (1984).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Silva de Azevedo Filho

Graduando em Letras (Lí­ngua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

José Mariano Tavares Junior

Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor adjunto de literaturas anglófonas do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.  

Referências

BEACH, Christopher. The Cambridge Introduction to Twentieth-Century American Poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
BLOOM, Harold (Ed.). Sylvia Plath – Bloom"™s Major Poets. Broomal: Chelsea House Publishers, 2001.
DE MAN, Paul. Autobiography as De-Facement. New York: Columbia University Press, 1984.
DERRIDA, Jacques. The ear of the other: otobiography, transference, translation. New York: Shocken Books, 1984.
GILL, Jo. The Cambridge Introduction to Sylvia Plath. Cambridge. Cambridge University Press, 2006.
HUGHES, Ted (Ed.). Sylvia Plath: The Collected Poems. New York: Harper & Row, 1981.
MIDDLEBROOK, Diane Wood. What is Confessional Poetry? In: Columbia History of Poetry. New York: Columbia Universtity Press, 1993.
PLATH, Sylvia. A Redoma de Vidro. Tradução: Chico Mattoso. São Paulo: Biblioteca Azul, 2014.
PIPOS, C. The first confessional poets. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1993.
PUFF, Sandra Bernardes. Dentro da Redoma de Vidro: o duplo no romance de Sylvia Plath. Dissertação (Mestrado em Literatura). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
ROSENTHAL, Macha Louise. Poetry as Confession, In: The Modern Poets: A Critical Introduction. New York: Oxford University Press, 1960.
SEXTON, Anne. The complete poems. KUMIN, Maxine (Ed.). Boston: Houghton Mufflin Company, 1985.
SILVA, Tiago Barbosa da, ALBUQUERQUE, Thaí­s. As Máscaras de Sylvia Plath. XIII Encontro da ABRALIC, Campina Grande, 10 a 12 de agosto. 2012.
SNODGRASS, William DeWitt. Heart"™s Needle. In: Heart"™s Needle, 1959. Disponí­vel em: https://www.poetryfoundation.org/poems/42794/hearts-needle. Acesso em 28 out. 2018.
TAVARES JÚNIOR, José Mariano. A performance do suicí­dio em Ariel, de Sylvia Plath. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguí­stica Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
WAGNER-MARTIN, Linda. Sylvia Plath: a literary life. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2003.
ZENGA, Rose. Wanting to Die – Anne Sexton (Analysis). Literary Genres: Poetry, 2013. Disponí­vel em: https://rosezenga.wordpress.com/2013/11/17/wanting-to-dieanne-sexton-analysis. Acesso em 28 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

AZEVEDO FILHO, M. S. de .; TAVARES JUNIOR, J. M. . A POÉTICA CONFESSIONAL EM THE BELL JAR, DE SYLVIA PLATH. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 2, p. 18–32, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/154. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)