O GÊNERO EVANESCENTE EM "A CAPTURA DE CÉRBERO", DE AGATHA CHRISTIE
Palavras-chave:
Literatura fantástica, Estranho, Agatha ChristieResumo
O presente artigo visou estudar o conto "A Captura de Cérbero" (2010), da escritora britânica Agatha Christie, sob a perspectiva do subgênero literário advindo do fantástico denominado estranho, proposto por Todorov (1981). No decorrer da pesquisa, foi feita uma explanação acerca de gênero literário e de literatura fantástica, percorrendo por suas principais concepções e facetas. Por conseguinte, foram analisados na narrativa os principais elementos que categorizam o conto de Christie como sendo do subgênero estranho. A pesquisa se deu de caráter bibliográfico e analítico. O aporte teórico foi composto, principalmente, por Todorov (1981). Por fim, houve êxito em analisar os excertos do conto para considerá-la como narrativa evanescente.
Downloads
Referências
CHRISTIE, Agatha. A captura do Cérbero. In: _______. Os diários secretos de Agatha Christie: 50 anos de mistérios na criação. Tradução de Thereza Christina Rocque Motta. São Paulo: Leya, 2010.
DICIO. Dicionário online de português, 2019. Disponível em <https://www.dicio.com.br/fantastico/>. Acesso em: 16 de abril de 2019, í s 21:48. LOVECRAFT, H.P. Supernatural horror in literature. New York: Ben Abrfamsor, 1927.
POE, Edgar Allan. The fall of house of Usher. Burton's Gentleman's Magazine, 1839. p. 1-15.
______________. The murders in the rue morgue. Graham's Magazine, 1841. p. 38- 63.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 2. ed. Paris: Editons du Seuil, 1981. Digital Source. Tradução Silvia Delpy.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Moisés Silva de Azevedo Filho, Caroline Estevam de Carvalho Pessoa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.