O USO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DE LEITURA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ACORDO COM OS PRECEITOS FREIRIANOS

Autores

  • Alexandre Huady Torres Guimarães
  • Sheila Darcy Antonio Rodrigues

Palavras-chave:

Leitura, Paulo Freire, André Vianco

Resumo

O que é, qual a importância e qual a função no mundo contemporâneo da leitura e da literatura são pontos relevantes para a discussão nos dias atuais, devido ao fato que, cada vez mais o indiví­duo é exposto a textos e necessita analisá-los e compreendê-los de forma reflexiva e crí­tica. De acordo com Paulo Freire, desde que o indiví­duo nasce ele está lendo o mundo, porém, ensinar a ler é uma das funções da escola, que deve utilizar as mais diversas ferramentas para preparar os seus alunos como leitores reflexivos e crí­ticos. A literatura contemporânea está à disposição dos professores, da escola e dos alunos como uma ferramenta para o ensino da leitura e da própria literatura na sala de aula, uma vez que, a partir dela são possí­veis trabalhos de compreensão e análise que tornarão os alunos preparados, para o melhor entendimento de outros textos, bem como de sua própria realidade. Com o intuito de observar como isso pode ocorrer, de fato, em uma situação real, é apresentado no presente artigo, um estudo de caso da aplicação de uma obra contemporânea, Os Sete, de André Vianco, em um colégio de São Paulo, buscando a demonstração das vantagens deste tipo de exercí­cio na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Huady Torres Guimarães

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Sheila Darcy Antonio Rodrigues

Mestre em Letras pela UPM. Doutoranda (bolsista CAPES) em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases, LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 22/04/2011.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3. ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FISCHER, Steven Roger. História da Leitura.1.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
FORD, Michael Thomas. Jane Austen, A vampira. 1.ed. São Paulo: Lua de Papel, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de Ler em três artigos que se completam. 23.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
______. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
______. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
______. À sombra desta mangueira. São Paulo:Olho d"™Água, 1996.
GADOTTI, Moacir. Alfabetização e Letramento: Como negar nossa história. Disponí­vel em: <http://acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/2388/FPF_PTPF_13_048. pdf>. Acesso em: 12/09/2014.
______; Zilberman, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador – A leitura em seus discursos. 1.ed. São Paulo:Editora Ática,2009.
LLOSA, Mário Vargas. Em defesa do romance. Disponí­vel em: http://www.revistapiaui.com/edicao-37/questoes-literarias/em-defesa-do-romance. Acesso em 15/09/2010.
MANGUEL, Alberto. Uma história da Leitura. 1.ed. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.
Ministério da Educação e do Desporto Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Brasí­lia: Secretaria de Educação Fundamental, 2000. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 22/04/2011. VIANCO, André. Os Sete.1.ed. São Paulo: Novo Século editora, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

GUIMARÃES, A. H. T. .; RODRIGUES, S. D. A. . O USO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DE LEITURA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ACORDO COM OS PRECEITOS FREIRIANOS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 2, p. 152–171, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/105. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)