O USO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DE LEITURA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ACORDO COM OS PRECEITOS FREIRIANOS

Autores

  • Alexandre Huady Torres Guimarães
  • Sheila Darcy Antonio Rodrigues

Palavras-chave:

Leitura, Paulo Freire, André Vianco

Resumo

O que é, qual a importância e qual a função no mundo contemporâneo da leitura e da literatura são pontos relevantes para a discussão nos dias atuais, devido ao fato que, cada vez mais o indiví­duo é exposto a textos e necessita analisá-los e compreendê-los de forma reflexiva e crí­tica. De acordo com Paulo Freire, desde que o indiví­duo nasce ele está lendo o mundo, porém, ensinar a ler é uma das funções da escola, que deve utilizar as mais diversas ferramentas para preparar os seus alunos como leitores reflexivos e crí­ticos. A literatura contemporânea está à disposição dos professores, da escola e dos alunos como uma ferramenta para o ensino da leitura e da própria literatura na sala de aula, uma vez que, a partir dela são possí­veis trabalhos de compreensão e análise que tornarão os alunos preparados, para o melhor entendimento de outros textos, bem como de sua própria realidade. Com o intuito de observar como isso pode ocorrer, de fato, em uma situação real, é apresentado no presente artigo, um estudo de caso da aplicação de uma obra contemporânea, Os Sete, de André Vianco, em um colégio de São Paulo, buscando a demonstração das vantagens deste tipo de exercí­cio na sala de aula.

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Biografia do Autor

Alexandre Huady Torres Guimarães

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Sheila Darcy Antonio Rodrigues

Mestre em Letras pela UPM. Doutoranda (bolsista CAPES) em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

GUIMARÃES, A. H. T. .; RODRIGUES, S. D. A. . O USO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DE LEITURA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ACORDO COM OS PRECEITOS FREIRIANOS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 2, p. 152–171, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/105. Acesso em: 3 jul. 2024.

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