O papel preditivo da memória de trabalho no processo de alfabetização em crianças participantes do projeto ACERTA
Palavras-chave:
Memória de trabalho, Aprendizagem de leitura, Desenvolvimento da leitura, Provinha BrasilResumo
Este estudo longitudinal visa a investigar a relação de predição entre a memória de trabalho (BADDELEY, 1997; DANEMAN; CARPENTER, 1980; ENGLE, 2002; BADDELEY, 2011; entre outros) e o desenvolvimento da leitura e da escrita (CABRAL, 1986; FRITH, 1985; EHRI, 2005; DEHAENE, 2009, 2015; entre outros) em participantes do projeto ACERTA (Avaliação de Crianças em Risco de Transtorno de Aprendizagem), alunos do Ensino Fundamental I, matriculados em 6 escolas municipais de Natal-RN ao longo de 2014 a 2016. Os 57 participantes foram submetidos a atividades de avaliação de leitura e escrita (atividades de cópia, ditado, leitura de palavras e pseudo palavras) e avaliações de MT (AWMA – Automated Working Memory Assessment) de 2014 a 2016. Os resultados quantitativos obtidos por regressão linear revelam que a MT não foi capaz de predizer o desenvolvimento da leitura das crianças em nenhuma das quatro medidas propostas no ano de 2016, aspecto que não se alinha à hipótese de que a MT sozinha é capaz de prever o desenvolvimento da leitura. Ao contrário do previsto, os resultados apontam a memória de curto prazo como uma possível variável preditiva do desenvolvimento dos nossos participantes nas atividades de acurácia e cópia. A discussão proposta pretende lançar luz sobre as variáveis que impactam o processo de aprendizagem da leitura, sob um ponto de vista neurocognitivo.
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Referências
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