O papel preditivo da memória de trabalho no processo de alfabetização em crianças participantes do projeto ACERTA

Autores

  • Lí­gia de Souza Leite Moraes Universidade Federal Rural do Semi-írido
  • Janaina Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Memória de trabalho, Aprendizagem de leitura, Desenvolvimento da leitura, Provinha Brasil

Resumo

Este estudo longitudinal visa a investigar a relação de predição entre a memória de trabalho (BADDELEY, 1997; DANEMAN; CARPENTER, 1980; ENGLE, 2002; BADDELEY, 2011; entre outros) e o desenvolvimento da leitura e da escrita (CABRAL, 1986; FRITH, 1985; EHRI, 2005; DEHAENE, 2009, 2015; entre outros) em participantes do projeto ACERTA (Avaliação de Crianças em Risco de Transtorno de Aprendizagem), alunos do Ensino Fundamental I, matriculados em 6 escolas municipais de Natal-RN ao longo de 2014 a 2016. Os 57 participantes foram submetidos a atividades de avaliação de leitura e escrita (atividades de cópia, ditado, leitura de palavras e pseudo palavras) e avaliações de MT (AWMA – Automated Working Memory Assessment) de 2014 a 2016. Os resultados quantitativos obtidos por regressão linear revelam que a MT não foi capaz de predizer o desenvolvimento da leitura das crianças em nenhuma das quatro medidas propostas no ano de 2016, aspecto que não se alinha à hipótese de que a MT sozinha é capaz de prever o desenvolvimento da leitura. Ao contrário do previsto, os resultados apontam a memória de curto prazo como uma possí­vel variável preditiva do desenvolvimento dos nossos participantes nas atividades de acurácia e cópia. A discussão proposta pretende lançar luz sobre as variáveis que impactam o processo de aprendizagem da leitura, sob um ponto de vista neurocognitivo.

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Biografia do Autor

Lí­gia de Souza Leite Moraes, Universidade Federal Rural do Semi-írido

Possui graduação em Letras - Lí­ngua Inglesa pela UFRN, especialização em ensino-aprendizagem de inglês como lí­ngua estrangeira, mestrado (2013) e doutorado (2017) em Linguí­stica Aplicada pelo PPgEL-UFRN. É professora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-írido (UFERSA), tem experiência em Psicolinguí­stica, com ênfase no aprendizado de inglês como segunda lí­ngua e coordena o grupo de pesquisa COGLIN - UFERSA. 

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), mestrado em Linguí­stica Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD) de 2014 a 2015. É professora associada do Departamento de Lí­nguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFRN), atuando na linha de pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Lí­nguas Estrangeiras, e colaboradora no Instituto do Cérebro da UFRN. 

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

MORAES, L. de S. L. .; WEISSHEIMER, J. . O papel preditivo da memória de trabalho no processo de alfabetização em crianças participantes do projeto ACERTA . COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 2, p. 21–45, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3054. Acesso em: 6 jul. 2024.