Construção de um banco de dados para pesquisas em fonética e fonologia de L2: um projeto interinstitucional
Palavras-chave:
Inglês como L2, Sistemas Dinâmicos Complexos, Fonética, FonologiaResumo
Este trabalho visa a descrever as etapas de um projeto interinstitucional voltado à construção de um banco de dados de fala de Inglês como segunda língua (L2), direcionado a pesquisas na área de Fonética e Fonologia de L2. O banco contará com dados transversais e longitudinais, com foco na produção de vogais, consoantes e de padrões silábicos do inglês. A pesquisa recrutará participantes em cursos de graduação que envolvem a formação de profissionais que necessitem desenvolver um elevado nível de proficiência na língua-alvo (Letras e Secretariado Executivo), bem como em centro de idiomas. Compreender melhor como esses aprendizes desenvolvem o sistema sonoro da L2 pode fornecer informações importantes para a pedagogia da pronúncia em L2, bem como melhorar a compreensão do percurso de construção individual da interfonologia. Vários estudos têm destacado o fato de que tanto a percepção quanto a produção dos sons e de padrões silábicos da L2 apresentam melhoras na medida em que a proficiência em L2 avança (ZIMMER, 2004; SILVEIRA, 2011). Entretanto, a maioria dessas pesquisas adotou um desenho transversal, que implica, geralmente, uma única coleta de dados de aprendizes de diferentes níveis de proficiência. Adotar tanto uma perspectiva transversal quanto uma perspectiva longitudinal, em uma abordagem de "˜produto"™ em consonância com uma abordagem de "˜processo"™ (LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019) permitirá compreender melhor o desenvolvimento do sistema sonoro em L2, evidenciando que a aquisição da fonologia da L2 apresenta comportamento complexo e não-linear (BARBOZA, 2013; ALBUQUERQUE, 2019; LIMA JR.; ALVES, 2019). A importância em se incluir uma perspectiva longitudinal recai sobre o fato de que, no desenvolvimento do sistema de uma L2, progresso e retrocesso coexistem, visto que a aprendizagem de novas estruturas pode temporariamente afetar estruturas que já estavam presentes no sistema do aprendiz, devido à natureza fractal dos sistemas complexos/dinâmicos (BECKNER et al., 2009; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015; 2017). A coleta de dados apresenta um desenho experimental, com coleta de dados do português brasileiro e do inglês como L2 no primeiro encontro, e subsequentes coletas de dados semestrais da L2 por três anos. O corpus resultante deste projeto de caráter interinstitucional, com dados coletados em quatro estados brasileiros, será disponibilizado gratuitamente, com o intuito de facilitarmos a pesquisa na área de aquisição fonológica do Inglês como L2. Espera-se, com este artigo, apresentar as bases teóricas que fundamentam o referido projeto, bem como explicitar os principais aspectos metodológicos que o caracterizam.
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