Construção de um banco de dados para pesquisas em fonética e fonologia de L2: um projeto interinstitucional

Autores

Palavras-chave:

Inglês como L2, Sistemas Dinâmicos Complexos, Fonética, Fonologia

Resumo

Este trabalho visa a descrever as etapas de um projeto interinstitucional voltado à construção de um banco de dados de fala de Inglês como segunda lí­ngua (L2), direcionado a pesquisas na área de Fonética e Fonologia de L2. O banco contará com dados transversais e longitudinais, com foco na produção de vogais, consoantes e de padrões silábicos do inglês. A pesquisa recrutará participantes em cursos de graduação que envolvem a formação de profissionais que necessitem desenvolver um elevado ní­vel de proficiência na lí­ngua-alvo (Letras e Secretariado Executivo), bem como em centro de idiomas. Compreender melhor como esses aprendizes desenvolvem o sistema sonoro da L2 pode fornecer informações importantes para a pedagogia da pronúncia em L2, bem como melhorar a compreensão do percurso de construção individual da interfonologia. Vários estudos têm destacado o fato de que tanto a percepção quanto a produção dos sons e de padrões silábicos da L2 apresentam melhoras na medida em que a proficiência em L2 avança (ZIMMER, 2004; SILVEIRA, 2011). Entretanto, a maioria dessas pesquisas adotou um desenho transversal, que implica, geralmente, uma única coleta de dados de aprendizes de diferentes ní­veis de proficiência. Adotar tanto uma perspectiva transversal quanto uma perspectiva longitudinal, em uma abordagem de "˜produto"™ em consonância com uma abordagem de "˜processo"™ (LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019) permitirá compreender melhor o desenvolvimento do sistema sonoro em L2, evidenciando que a aquisição da fonologia da L2 apresenta comportamento complexo e não-linear (BARBOZA, 2013; ALBUQUERQUE, 2019; LIMA JR.; ALVES, 2019). A importância em se incluir uma perspectiva longitudinal recai sobre o fato de que, no desenvolvimento do sistema de uma L2, progresso e retrocesso coexistem, visto que a aprendizagem de novas estruturas pode temporariamente afetar estruturas que já estavam presentes no sistema do aprendiz, devido à natureza fractal dos sistemas complexos/dinâmicos (BECKNER et al., 2009; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015; 2017). A coleta de dados apresenta um desenho experimental, com coleta de dados do português brasileiro e do inglês como L2 no primeiro encontro, e subsequentes coletas de dados semestrais da L2 por três anos. O corpus resultante deste projeto de caráter interinstitucional, com dados coletados em quatro estados brasileiros, será disponibilizado gratuitamente, com o intuito de facilitarmos a pesquisa na área de aquisição fonológica do Inglês como L2. Espera-se, com este artigo, apresentar as bases teóricas que fundamentam o referido projeto, bem como explicitar os principais aspectos metodológicos que o caracterizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Silveira , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com bolsa sanduí­che na UCLA. Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Linguí­stica Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). Em 2014/2015, realizou estágio pós-doutoral junto í  Concordia University e í  UFMG. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina em ní­vel de graduação e pós-graduação. Pesquisadora do CNPq. Florianópolis/SC.

Ronaldo Lima Júnior , Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguí­stica pela Universidade de Brasí­lia (2012). É professor adjunto no Departamento de Estudos da Lí­ngua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica (PPGL). Fortaleza/CE.

Ubiratã Kickhofel Alves , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Lí­nguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do CNPq. Doutor em Letras - Linguí­stica Aplicada pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo realizado estágio de Doutorado-Sanduí­che na University of Massachusetts - Amherst, USA (2007). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina-2014). Porto Alegre/RS.

Clerton Luiz Felix Barboza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras (2000) e Especialista no Ensino de Lí­ngua Inglesa (2004) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Instituição em que atualmente trabalha enquanto professor na Graduação de Lí­ngua Inglesa e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL). Doutor em Linguí­stica (2013) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mossoró/RN. 

Referências

ALBUQUERQUE, J. I. A. de. Caminhos dinâmicos em inteligibilidade e compreensibilidade de lí­nguas adicionais: um estudo longitudinal com dados de fala de haitianos aprendizes de Português Brasileiro. 2019. 338f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

ALVES, U. K. O papel da instrução explí­cita na aquisição fonológica do inglês como L2: evidências fornecidas pela Teoria da Otimidade. 2004. 335 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2004.

ALVES, U. K. Ensino de pronúncia na sala de aula de lí­ngua estrangeira: questões de discussão a partir de uma concepção de lí­ngua como Sistema Adaptativo Complexo. Revista Versalete, Curitiba, v. 3, n. 5, p. 392-413, jul./dez. 2015a.

ALVES, U. K. Estudios recientes sobre la adquisición fonético-fonológica de lenguas extranjeras desarollados en Brasil. In: LUCHINI, P. L.; GARCÍA JURADO, M. A.; ALVES, U. K. (org.). Fonética y fonologí­a: articulación entre enseñanza e investigación. Argentina: Editora da Universidad Nacional de Mar del Plata, 2015b. v. 1, p. 98-109.

ALVES, U. K.; ZIMMER, M. C. Percepção e Produção dos Padrões de VOT do Inglês por Aprendizes Brasileiros: o papel de múltiplas pistas acústicas sob uma perspectiva dinâmica. Alfa: Revista de Linguí­stica (Online), São José do Rio Preto, v. 59, p. 157-180, 2015.

ALVES, M. A.; DIAS, E. C. O. Estudo da produção do vot em plosivas não-vozeadas diante de vogal alta posterior e anterior do português brasileiro. In: ENCONTRO DO CELSUL, 9., 2010, Palhoça. Anais [...]. Palhoça: UNISUL, 2010. p. 1-9.

BAPTISTA, B. O. Adult phonetic learning of a second language vowel system. In: BAPTISTA, B. O.; WATKINS, M. A. (Ed.). English with a Latin Beat: Studies in Portuguese/Spanish–English Interphonology (Studies in Bilingualism 31). Amsterdam: John Benjamins, 2006. p. 19-40.

BARBOZA, C. L. F. Efeitos da palatalização das oclusivas alveolares do português brasileiro no percurso de construção da fonologia do inglês lí­ngua estrangeira. 2013. 263f. Tese (Doutorado em Linguí­stica) - Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

BARBOZA, C. L. F. Palatalization in Brazilian Portuguese and Its Effects on the Phonological Learning of English as a Foreign Language. Revista Organon, Porto Alegre, v. 30, n. 58, p. 49-68, jan/jun. 2015.

BECKNER, C. et al. Language Is a Complex Adaptive System: Position Paper. Language Learning, Malden, v. 59, n. 1, p. 1-26, dez. 2009.

BEST, C. T. A direct realistic view of cross-language speech perception. In: STRANGE, W. (ed.). Speech perception and linguistic experience: issues in cross-language research. Timonium: York Press, 1995. p. 171-206.

BEST, C. T.; TYLER, M. D. Nonnative and second-language speech perception: Commonalities and complementarities. In: BOHN, O. S.; MUNRO, M. J. (eds.). Second language speech learning: the role of language experience in speech perception and production. Amsterdam: John Benjamins, 2007. p. 13–34.

BISOL, L. A sí­laba e seus constituintes. In: NEVES, M. H. de M. (org.). Gramática do Português Falado Vol. VII: Novos Estudos, Campinas: Editora da UNICAMP, 1999. p. 701-742.

BYBEE, J. Phonology and Language Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

COLLISCHONN, G. A epêntese vocálica no português do Sul do Brasil. In: BISOL, L.; BRESCANCINI, C. (orgs.). Fonologia e variação: recortes do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 205-230.

CRISTÓFARO-SILVA, T. (2000). Sobre a queda de encontros consonantais no português brasileiro. Estudos Linguí­sticos, São Paulo, v. 29, p. 522-527, maio/2000.

DE BOT, K. Rates of Change: Timescales in Second Language Development. In: DÖRNYEI, Z.; MacINTYRE, P. D.; HENRY, A. (eds). Motivational dynamics in language learning. Bristol: Multilingual Matters, 2015, p. 29-37.

DE BOT, K. Complexity Theory and Dynamic Systems Theory: same or different? In: ORTEGA, L.; HAN, Z.H. (eds.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017, p. 51-58.

DE BOT, K.; LOWIE, W.; VERSPOOR, M. A Dynamic Systems Approach to Second Language Acquisition. Bilingualism: Language and Cognition, Cambridge, v. 10, n. 1, p. 7-21, 2007.

DE BOT, K.; LARSEN-FREEMAN, D. Researching second language development from a dynamic systems theory perspective. In: VERSPOOR, M. H.; DE BOT, K.; LOWIE, W. (eds.). A Dynamic Approach to Second Language Development: Methods and Techniques. Amsterdam: John Benjamins, 2011. p. 5-23.

DELATORRE, F. Brazilian EFL learners"™ production of vowel epenthesis in words ending in –ed. 2006. 214 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

DELATORRE, F. Intelligibility of English verbs ending in -ed for Brazilian learners of English as listeners. 2017. 312 f. Tese (Doutorado em Lí­ngua Inglesa) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

DE LOS SANTOS, B. R. A produção da vogal átona final /e/ por Porto-Alegrenses aprendizes de Espanhol como Segunda Lí­ngua (L2): uma investigação sobre Atrito Linguí­stico em ambiente de L2 não-dominante. 227 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

ELLIS, N. The Dynamics of Second Language Emergence: Cycles of Language Use, Language Change, and Language Acquisition. The Modern Language Journal, Malden, v. 92, n. 2, p. 232-249, 2008.

FLEGE, J. E. Second language speech learning: theory, findings, and problems. In: STRANGE, W. (ed.). Speech perception and linguistic experience: issues in cross-language research. Timonium: York Press, 1995. p. 233-277.

FLEGE, J. E.; BOHN, O.-S. The revised Speech Learning Model (pre-print). Disponí­vel em https://cutt.ly/3j8WlBR. Acesso em 28 de dezembro de 2020.

FLEGE, J. E.; LIU, S. The effect of experience on adults"™ acquisition of a second language. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 23, n. 4, p. 527-552, dez. 2001.

GOMES, M. L. C. A produção de palavras do inglês com o morfema –ed por falantes brasileiros: uma visão dinâmica. 2009. 240 f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

GUSSENHOVEN, C.; JACOBS, H. Understanding Phonology. London: Arnold, 1998. 330 p.

HAMMOND, M. The Phonology of English: A Prosodic Optimality-Theoretic Approach. Oxford: Oxford University Press, 1999.

HERDINA, P.; JESSNER, U. A Dynamic Model of Multilingualism. Clevedon: Multilingual Matters, 2012.

KUPSKE, F. F. Imigração, atrito e complexidade: a produção das oclusivas surdas iniciais do inglês e do português por sul-brasileiros residentes em Londres. 2016. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2016.

LARSEN-FREEMAN, D. Saying what we mean: Making the case for second language acquisition to become second language development. Language Teaching, Cambridge, v. 48, n. 4, p. 1-15, abril 2014.

LARSEN-FREEMAN, D. Ten "˜Lesssons"™ from Dynamic Systems Theory: what is on offer. In: DÖRNYEI, Z.; MacINTYRE, P. D.; HENRY, A. (eds). Motivational dynamics in language learning. Bristol: Multilingual Matters, 2015, p. 11-19.

LARSEN-FREEMAN, D. Complexity Theory: the lessons continue. In: ORTEGA, L.; HAN, Z.H. (eds.). Complexity Theory and Language Development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017, p. 11-50.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LARSEN-HALL, J. A guide to doing statistics in second language research using SPSS. New York/London: Routledge, 2010.

LIMA JR., R. M. Complexity in Second Language Phonology Acquisition. Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 549-576, 2013.

LIMA JR., R. M. A influência da idade na aquisição de seis vogais do inglês por alunos brasileiros. Revista ORGANON, Porto Alegre, v. 30, p. 15-31, 2015.

LIMA JR., R. M. A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, n. 27, p. 203-225, 2016.

LIMA JR, RONALDO MANGUEIRA. A longitudinal study on the acquisition of six English vowels by Brazilian learners. In: International Congress of Phonetic Sciences, 2019, Melbourne. Proceedings of the 19th International Congress of Phonetic Sciences, Melbourne, Australia 2019. Canberra: Australasian Speech Science and Technology Association Inc., 2019. p. 3180-3184.

LIMA JR., R. M.; ALVES, U. K. A dynamic perspective on L2 pronunciation development: bridging research and communicative teaching practice. Revista do GEL, v. 16, n. 2, p. 27-56, 2019

LOWIE, W. Lost in state space? Methodological considerations in Complex Dynamic Theory approaches to second language development research. In: ORTEGA, L.; HAN, Z.H. (eds.). Complexity Theory and Language Development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017, p. 123-141.

LOWIE, W.; VERSPOOR, M. H. Variability and variation in Second Language Acquisition orders: a dynamic reevaluation. Language Learning, v. 65, n. 1, p. 63-88, 2015.

LOWIE, W.; VERSPOOR, M. H. Individual differences and the ergodicity problem. Language Learning, v. 69, n. S1, p. 184-206, 2019.

LUCENA, R. M.; ALVES, U. K. Implicações dialetais (dialeto gaúcho vs. paraibano) na aquisição de obstruintes em coda por aprendizes de inglês (L2): uma análise variacionista. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 35-42, 2010.

MAJOR, R. C. Foreign Accent: The Ontogeny and Phylogeny of Second Language Phonology. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

MAJOR, R. C. First language attrition in foreign accent perception. International Journal of Bilingualism, London, v. 14, n. 2, p. 163-183, 2010.

PARADIS, M. Differential use of cerebral mechanisms in bilinguals. In: BANICH, M. T.; MACK, M. (eds.). Mind, Brain, and Language: Multidisciplinary perspectives. London: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 61-83.

QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001. Disponí­vel em: < http://www.uc.pt/fluc/cl/diplomas/qecr/ >. Acesso em: fevereiro de 2016.

RAUBER, A. S. Perception and production of English vowels by Brazilian EFL speakers. 2006. 203 f. Tese (Doutorado em Inglês) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

SCHMID, M. S. Comparing foreign accent in L1 attrition and L2 acquisition: Range and rater effects. Language Testing, Thousand Oaks, v. 31, n. 3, p. 367-388, 2014.

SCHMITT, B. K.; ALVES, U. K. The acquisition of /p/ and /k/ word-mid codas of English (L2) by learners from Southern Brasil (L1): a gestural analysis in Stochastic Optimality Theory. Letrônica, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 765-794, 2014.

SILVEIRA, R. Uma Análise da Produção Acadêmica na Área da Interfonologia Português-Inglês. In: RAUBER, A.; WATKINS, M.; SILVEIRA, R.; KOERICH, R. (orgs.). The acquisition of seconds language speech: studies in honor of professor Barbara O. Baptista. Florianópolis: Insular, 2010, p. 3-19.

SILVEIRA, R. Avaliando a proficiência oral em lí­ngua inglesa: o papel dos avaliadores e dos informantes. In: BERGSLEITHNER, J. M.; WEISSHEIMER, J.; MOTA, M. B. (orgs.). Produção Oral em LE: Múltiplas Perspectivas. Campinas: Pontes. 2011, p. 73-96.

SILVEIRA, R. L2 Production of English Word-Final Consonants: The Role of Orthography and Learner Profile Variables. Trabalhos em Linguí­stica Aplicada, Campinas, v. 51, p. 15-28, 2012.

SILVEIRA, F.; SEARA, I. C. Vogal de apoio em grupos consonantais CCV no português brasileiro. Revista da ABRALIN, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 27-47, jan./jun. 2008.

THELEN, E.; SMITH, L. B. Dynamic systems theories. In: THELEN, E.; SMITH, L. B. Handbook of child psychology. New York: Wiley, 1998, p. 563-634.

TROFIMOVICH, P. Language experience in L2 phonological learning: effects of psycholinguistic and sociolinguistic variables. International Review of Applied Linguistics, York, v. 49, p. 135-156, 2011.

VERSPOOR, M.; de BOT, K.; LOWIE, W. (eds.). A Dynamic Approach to Second Language Development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011.

WELLS, J. C. Longman Pronunciation Dictionary. 3. ed. London: Pearson Education Limited, 2008.

YU, H.; LOWIE, W. Dynamic paths of complexity and accuracy in second language speech: a longitudinal case study of Chinese learners. Applied Linguistics, amz040, p. 1-24, 2019.

ZIMMER, M. C. A Transferência do conhecimento fonético-fonológico do português brasileiro (L1) para o inglês (L2) na recodificação leitora: uma abordagem conexionista. 2004. 195 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

ZIMMER, M. C.; ALVES, U. K. Uma visão dinâmica da produção da fala em L2: o caso da dessonorização terminal. Revista da ABRALIN, Curitiba, v. 11, p. 221-272, 2012.

ZIMMER, M. C.; SILVEIRA, R.; ALVES, U. K. Pronunciation Instruction for Brazilians: Bringing Theory and Practice Together. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing (CSP), 2009.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

SILVEIRA , R. .; LIMA JÚNIOR , R. .; ALVES , U. K. .; BARBOZA, C. L. F. . Construção de um banco de dados para pesquisas em fonética e fonologia de L2: um projeto interinstitucional. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 1, p. 81–113, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2859. Acesso em: 4 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>