Construção de um banco de dados para pesquisas em fonética e fonologia de L2: um projeto interinstitucional

Autores

Palavras-chave:

Inglês como L2, Sistemas Dinâmicos Complexos, Fonética, Fonologia

Resumo

Este trabalho visa a descrever as etapas de um projeto interinstitucional voltado à construção de um banco de dados de fala de Inglês como segunda lí­ngua (L2), direcionado a pesquisas na área de Fonética e Fonologia de L2. O banco contará com dados transversais e longitudinais, com foco na produção de vogais, consoantes e de padrões silábicos do inglês. A pesquisa recrutará participantes em cursos de graduação que envolvem a formação de profissionais que necessitem desenvolver um elevado ní­vel de proficiência na lí­ngua-alvo (Letras e Secretariado Executivo), bem como em centro de idiomas. Compreender melhor como esses aprendizes desenvolvem o sistema sonoro da L2 pode fornecer informações importantes para a pedagogia da pronúncia em L2, bem como melhorar a compreensão do percurso de construção individual da interfonologia. Vários estudos têm destacado o fato de que tanto a percepção quanto a produção dos sons e de padrões silábicos da L2 apresentam melhoras na medida em que a proficiência em L2 avança (ZIMMER, 2004; SILVEIRA, 2011). Entretanto, a maioria dessas pesquisas adotou um desenho transversal, que implica, geralmente, uma única coleta de dados de aprendizes de diferentes ní­veis de proficiência. Adotar tanto uma perspectiva transversal quanto uma perspectiva longitudinal, em uma abordagem de "˜produto"™ em consonância com uma abordagem de "˜processo"™ (LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019) permitirá compreender melhor o desenvolvimento do sistema sonoro em L2, evidenciando que a aquisição da fonologia da L2 apresenta comportamento complexo e não-linear (BARBOZA, 2013; ALBUQUERQUE, 2019; LIMA JR.; ALVES, 2019). A importância em se incluir uma perspectiva longitudinal recai sobre o fato de que, no desenvolvimento do sistema de uma L2, progresso e retrocesso coexistem, visto que a aprendizagem de novas estruturas pode temporariamente afetar estruturas que já estavam presentes no sistema do aprendiz, devido à natureza fractal dos sistemas complexos/dinâmicos (BECKNER et al., 2009; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015; 2017). A coleta de dados apresenta um desenho experimental, com coleta de dados do português brasileiro e do inglês como L2 no primeiro encontro, e subsequentes coletas de dados semestrais da L2 por três anos. O corpus resultante deste projeto de caráter interinstitucional, com dados coletados em quatro estados brasileiros, será disponibilizado gratuitamente, com o intuito de facilitarmos a pesquisa na área de aquisição fonológica do Inglês como L2. Espera-se, com este artigo, apresentar as bases teóricas que fundamentam o referido projeto, bem como explicitar os principais aspectos metodológicos que o caracterizam.

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Biografia do Autor

Rosane Silveira , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com bolsa sanduí­che na UCLA. Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Linguí­stica Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). Em 2014/2015, realizou estágio pós-doutoral junto í  Concordia University e í  UFMG. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina em ní­vel de graduação e pós-graduação. Pesquisadora do CNPq. Florianópolis/SC.

Ronaldo Lima Júnior , Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguí­stica pela Universidade de Brasí­lia (2012). É professor adjunto no Departamento de Estudos da Lí­ngua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica (PPGL). Fortaleza/CE.

Ubiratã Kickhofel Alves , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Lí­nguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do CNPq. Doutor em Letras - Linguí­stica Aplicada pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo realizado estágio de Doutorado-Sanduí­che na University of Massachusetts - Amherst, USA (2007). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina-2014). Porto Alegre/RS.

Clerton Luiz Felix Barboza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras (2000) e Especialista no Ensino de Lí­ngua Inglesa (2004) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Instituição em que atualmente trabalha enquanto professor na Graduação de Lí­ngua Inglesa e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL). Doutor em Linguí­stica (2013) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mossoró/RN. 

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

SILVEIRA , R. .; LIMA JÚNIOR , R. .; ALVES , U. K. .; BARBOZA, C. L. F. . Construção de um banco de dados para pesquisas em fonética e fonologia de L2: um projeto interinstitucional. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 1, p. 81–113, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2859. Acesso em: 22 dez. 2024.

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