ANÁLISE DO MORFEMA –ED DO PASSADO SIMPLES DO INGLÊS LÍNGUA ADICIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Maria Gadêlha da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Clerton Luiz Felix Barboza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Morfema –ed, Sistema Adaptativo Complexo, Teoria de Exemplares, Inglês Língua Adicional, Revisão Bibliográfica

Resumo

O artigo tem como objetivo geral analisar estudos acerca da produção do morfema –ed do passado simples dos verbos regulares do Inglês Língua Adicional (ILA). Baseado na visão de língua enquanto Sistema Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997; BACCHI, 2015) e na Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001; BYBEE, 2001), buscaremos responder à pergunta-problema: de que maneira aprendizes brasileiros de ILA realizam o morfema –ed do passado simples dos verbos regulares do inglês de acordo com a literatura? Temos por hipótese básica que os aprendizes brasileiros de ILA produzem o morfema –ed de maneira não prototípica com a inserção de vogais epentéticas. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo acerca da produção do morfema –ed por aprendizes brasileiros de ILA. Desse modo, selecionamos cinco pesquisas quantitativas sobre a produção do –ed e discutimos os resultados em relação às seguintes variáveis: experimentos; ortografia; nível de proficiência em inglês/experiência de uso do ILA; contexto anterior/vozeamento; palavras; e, indivíduo. A partir dos resultados obtidos nos estudos, confirmamos a hipótese básica do estudo, visto que aprendizes brasileiros de ILA tendem a realizar epêntese vocálica na realização do morfema –ed devido à influência das variáveis independentes investigadas.   

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Biografia do Autor

Maria Gadêlha da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada (2019) em Letras Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, integrante do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GPeFF). 

Clerton Luiz Felix Barboza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística (2013) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor associado da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) da mesma instituição. Pesquisador na área de Fonética e Fonologia do português e sua interfonologia com línguas adicionais. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GPeFF). 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SILVA, M. G. da; BARBOZA, C. L. F. . ANÁLISE DO MORFEMA –ED DO PASSADO SIMPLES DO INGLÊS LÍNGUA ADICIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 1, p. 75–85, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4638. Acesso em: 21 nov. 2024.

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