ANÁLISE DO MORFEMA –ED DO PASSADO SIMPLES DO INGLÊS LÍNGUA ADICIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Maria Gadêlha da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Clerton Luiz Felix Barboza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Morfema –ed, Sistema Adaptativo Complexo, Teoria de Exemplares, Inglês Língua Adicional, Revisão Bibliográfica

Resumo

O artigo tem como objetivo geral analisar estudos acerca da produção do morfema –ed do passado simples dos verbos regulares do Inglês Língua Adicional (ILA). Baseado na visão de língua enquanto Sistema Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997; BACCHI, 2015) e na Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001; BYBEE, 2001), buscaremos responder à pergunta-problema: de que maneira aprendizes brasileiros de ILA realizam o morfema –ed do passado simples dos verbos regulares do inglês de acordo com a literatura? Temos por hipótese básica que os aprendizes brasileiros de ILA produzem o morfema –ed de maneira não prototípica com a inserção de vogais epentéticas. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo acerca da produção do morfema –ed por aprendizes brasileiros de ILA. Desse modo, selecionamos cinco pesquisas quantitativas sobre a produção do –ed e discutimos os resultados em relação às seguintes variáveis: experimentos; ortografia; nível de proficiência em inglês/experiência de uso do ILA; contexto anterior/vozeamento; palavras; e, indivíduo. A partir dos resultados obtidos nos estudos, confirmamos a hipótese básica do estudo, visto que aprendizes brasileiros de ILA tendem a realizar epêntese vocálica na realização do morfema –ed devido à influência das variáveis independentes investigadas.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gadêlha da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada (2019) em Letras Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, integrante do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GPeFF). 

Clerton Luiz Felix Barboza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística (2013) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor associado da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) da mesma instituição. Pesquisador na área de Fonética e Fonologia do português e sua interfonologia com línguas adicionais. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GPeFF). 

Referências

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, Oxford, p. 141-165, Jun. 1997.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008a.

BAICCHI, Annalisa. Construction Learning as a Complex Adaptive System: psycholinguistic Evidence from L2 Learners of English. Heidelberg: Springer International Publishing, 2015, p. 09-31.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

CRISTÓFARO-SILVA, T. Modelos multirrepresentacionais em fonologia. In: MARCHEZAN, R. C. e CORTINA, A. (Orgs.). Os fatos da linguagem, esse conjunto heteróclito. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 171-185, 2006.

GOMES, M. L. C. A produção de palavras do inglês com o morfema -ed por falantes brasileiros: uma visão dinâmica. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

GOMES, M. L. C. Passado regular em inglês: como o brasileiro pronuncia palavras com o morfema -ED. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, Maria L. C. (Orgs.). O jeitinho brasileiro de falar inglês: pesquisas sobre pronúncia do inglês por falantes brasileiros. 1ed. São Paulo: Pontes Editores, p. 173-188, 2014.

DELATORRE, F.; GONÇALVES, A. R.; SILVEIRA, R. Production of English verbs ending in -ed by speakers from different L1 backgrounds. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 141-165, jan.abr/2020.

DELATORRE, F. The role of orthography on the production of regular verbs ending in -ed by Brazilian EFL learners. In: Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça – SC, 2010.

GADÊLHA-SILVA, M. Análise Fonético-Fonológica do Past Tense -ed na Produção de Aprendizes de Inglês Língua Estrangeira: Uma Visão Multirrepresentacional. TCC. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.

ARAÚJO, A. A. de. Análise da realização do morfema -ed por estudantes brasileiros de língua inglesa numa perspectiva complexa da linguagem. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020.

BYBEE, J. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

PIERREHUMBERT, J. B. Exemplar dynamics: word frequency, lenition and contrast. In: BYBEE, Joan; HOPPER, Paul (Comp.). Frequency effects and the emergence of linguistic structure. Amsterdam: John Benjamins, p. 137-158, 2001.

CRISTÓFARO-SILVA, T.; GOMES, C. A. Representações múltiplas e organização do componente fonológico. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 147- 177, jul. 2004.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

SILVA, M. G. da; BARBOZA, C. L. F. . ANÁLISE DO MORFEMA –ED DO PASSADO SIMPLES DO INGLÊS LÍNGUA ADICIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 1, p. 75–85, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4638. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>