ANÁLISE DO MORFEMA –ED DO PASSADO SIMPLES DO INGLÊS LÍNGUA ADICIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Morfema –ed, Sistema Adaptativo Complexo, Teoria de Exemplares, Inglês Língua Adicional, Revisão BibliográficaResumo
O artigo tem como objetivo geral analisar estudos acerca da produção do morfema –ed do passado simples dos verbos regulares do Inglês Língua Adicional (ILA). Baseado na visão de língua enquanto Sistema Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997; BACCHI, 2015) e na Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001; BYBEE, 2001), buscaremos responder à pergunta-problema: de que maneira aprendizes brasileiros de ILA realizam o morfema –ed do passado simples dos verbos regulares do inglês de acordo com a literatura? Temos por hipótese básica que os aprendizes brasileiros de ILA produzem o morfema –ed de maneira não prototípica com a inserção de vogais epentéticas. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo acerca da produção do morfema –ed por aprendizes brasileiros de ILA. Desse modo, selecionamos cinco pesquisas quantitativas sobre a produção do –ed e discutimos os resultados em relação às seguintes variáveis: experimentos; ortografia; nível de proficiência em inglês/experiência de uso do ILA; contexto anterior/vozeamento; palavras; e, indivíduo. A partir dos resultados obtidos nos estudos, confirmamos a hipótese básica do estudo, visto que aprendizes brasileiros de ILA tendem a realizar epêntese vocálica na realização do morfema –ed devido à influência das variáveis independentes investigadas.
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