UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA ENTOAÇÃO DE TAG QUESTIONS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO INGLÊS AMERICANO

Autores

  • Ítala Carvalho Lima Tôrres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Clerton Luiz Felix Barboza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

entoação do português brasileiro, entoação do inglês americano, tag questions, inglês língua adicional

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral apresentar pesquisas sobre contornos entoacionais de Tag questions (TQs) do português brasileiro (PB) e do inglês americano (IA). Para a realização deste estudo, temos a seguinte pergunta: como são realizados os contornos entoacionais de TQs do PB e do IA? Hipotetizamos que a entoação de TQs do PB difere do IA e pode influenciar o aprendiz brasileiro do Inglês Língua Adicional (ILA). Desse modo, foi desenvolvido um levantamento das variações entoacionais de TQs do PB e do IA trazendo uma metodologia de cunho bibliográfico. Esta pesquisa teve como fundamento os trabalhos sobre entoação de TQs do PB por Duarte (1985) e Serra (2009) e, para o IA, os trabalhos de Verdugo e Trillo (2005) e Knudsen (2011). Concluímos que os contornos de entoação das TQs do IA podem ser ascendentes ou descendentes, enquanto no PB ocorre a predominância do contorno ascendente, sem, no entanto, haver padrões da entoação estabelecidos. Tendo em vista o resultado da revisão bibliográfica, a realização das TQs por aprendizes brasileiros de ILA pode ser dificultada por conta da influência do PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítala Carvalho Lima Tôrres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), pela Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN). Foi bolsista da CAPES pelo PPCL. Graduada em Letras – Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela UERN (2020). Atuou como aluna pesquisadora pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC, 2016-2019), participando atualmente como integrante do grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GP e FF) e do grupo de Estudos em Prosódia, Variação e Ensino (PROVALE). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Clerton Luiz Felix Barboza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística (2013) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Linguística aplicada (2008) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. É Professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeira (DLE/FALA) da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN), atuando também como coordenador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN). Tem publicado artigos na área de Fonética e Fonologia do português brasileiro e sua interfonologia com línguas adicionais.

Referências

AVERY, T. Tag questions in english. ResearchGate, ago. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3IRn5zc. Acesso em: 12 fev. 2022.

AXELSSON, K. Tag questions in fiction dialogue. Tese (Doutorado em linguística inglesa) – University of Gothenburg, Tag questions in fiction dialogue, 2011. Disponível em: bit.ly/3AGpmeN. Acesso em: 15 fev. 2022.

BECKMAN, M. E. et al. Evaluation of prosodic transcription labeling reliability in the TOBI framework. 1995. Disponível em: https://bit.ly/3IS7jE6. Acesso em: 02 fev. 2021.

DUARTE, L. C. Tag questions in English and Portuguese: a contextual analysis. Dissertação (Mestrado em Letras – Opção Inglês e Literatura Correspondente) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1985. Disponível em: bit.ly/3pGckYG. Acesso em: 10 abr. 2022.

KNUDSEN, A. Cross-linguistic interference of intonation in regard to tag questions in native, second and third language use: does Russian have an impact on Danish and English in terms of intonation in the tags? Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Lund University, 2011. Disponível em: bit.ly/3QLODtQ. Acesso em: 15 mar. 2022.

LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O ensino de outra (s) língua (s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, V. J.; IRALA, V. (Org.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014. p. 21-48. Disponível em: bit.ly/3AegdZw. Acesso em: 20 abr. 2022.

LUCENTE, L. Aspectos Dinâmico da fala e da entoação no português brasileiro. Tese (Doutorado em Linguística) – Unicamp, Campinas, 2012. Disponível em: bit.ly/3Ah3rcL. Acesso em: 15 abr. 2022.

LUCENTE, L. Introdução à análise entoacional. In: FREITAG, R. M. K.; LUCENTE, L. (Org.). Prosódia da fala: pesquisa e ensino. São Paulo: Blucher, 2017. p. 7-25.

MATEUS, M. H. M. Estudando a melodia da fala: traços prosódicos e constituintes prosódicos. In: MATEUS, M. H. M. (Org.). Palavras-Revista da Associação de Professores de Português, v. 28, p. 79-98, 2004. Disponível em: bit.ly/3A8GSqQ. Acesso em: 15 fev. 2022.

NESPOR, M.; VOGEL, I. Prosodic phonology with a new foreword. 2. ed. Mouton de Gruyter, 2007.

PIERREHUMBERT, J. B. The phonology and phonetic of english intonation. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Harvard, 1980. Disponível em: bit.ly/3cfAqpW. Acesso em: 10 abr. 2022.

SELKIRK, E. O. Phonology and syntax: the relation between sound and structure. Cambridge: M.I.T. Press, 1984.

SERRA, C. R. Realização e percepção de fronteiras prosódicas no português do Brasil: fala espontânea e leitura. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: bit.ly/3QLVdjT. Acesso em: 15 abr. 2022.

SILVA, C. G. A entoação de tag questions nas variedades do espanhol de Buenos Aires e de Santiago do Chile. III Conalim, p. 64-75, 2015. Disponível em: bit.ly/3c6G2Ti. Acesso em: 20 mar. 2022.

TOTTIE, G.; HOFFMANN, S. Tag questions in British and American English. Journal of English Linguistics, v. 34, n. 4, p. 283-311, 2006. Disponível em: bit.ly/3QL5e0Q. Acesso em: 22 abr. 2022.

VERDUGO, D. R.; TRILLO, J. R. The pragmatic function of intonation in L2 discourse: English tag questions used by Spanish speakers. Intercultural Pragmatics, p. 151-168, 2005. Disponível em: bit.ly/3AhZpRE. Acesso em: 12 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

TÔRRES, Ítala C. L. .; BARBOZA, C. L. F. . UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA ENTOAÇÃO DE TAG QUESTIONS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO INGLÊS AMERICANO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 1, p. 39–50, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4296. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>