UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA ENTOAÇÃO DE TAG QUESTIONS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO INGLÊS AMERICANO

Autores/as

  • Ítala Carvalho Lima Tôrres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Clerton Luiz Felix Barboza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

entoação do português brasileiro, entoação do inglês americano, tag questions, inglês língua adicional

Resumen

Este artigo tem como objetivo geral apresentar pesquisas sobre contornos entoacionais de Tag questions (TQs) do português brasileiro (PB) e do inglês americano (IA). Para a realização deste estudo, temos a seguinte pergunta: como são realizados os contornos entoacionais de TQs do PB e do IA? Hipotetizamos que a entoação de TQs do PB difere do IA e pode influenciar o aprendiz brasileiro do Inglês Língua Adicional (ILA). Desse modo, foi desenvolvido um levantamento das variações entoacionais de TQs do PB e do IA trazendo uma metodologia de cunho bibliográfico. Esta pesquisa teve como fundamento os trabalhos sobre entoação de TQs do PB por Duarte (1985) e Serra (2009) e, para o IA, os trabalhos de Verdugo e Trillo (2005) e Knudsen (2011). Concluímos que os contornos de entoação das TQs do IA podem ser ascendentes ou descendentes, enquanto no PB ocorre a predominância do contorno ascendente, sem, no entanto, haver padrões da entoação estabelecidos. Tendo em vista o resultado da revisão bibliográfica, a realização das TQs por aprendizes brasileiros de ILA pode ser dificultada por conta da influência do PB.

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Biografía del autor/a

Ítala Carvalho Lima Tôrres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), pela Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN). Foi bolsista da CAPES pelo PPCL. Graduada em Letras – Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela UERN (2020). Atuou como aluna pesquisadora pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC, 2016-2019), participando atualmente como integrante do grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GP e FF) e do grupo de Estudos em Prosódia, Variação e Ensino (PROVALE). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Clerton Luiz Felix Barboza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística (2013) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Linguística aplicada (2008) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. É Professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeira (DLE/FALA) da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN), atuando também como coordenador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN). Tem publicado artigos na área de Fonética e Fonologia do português brasileiro e sua interfonologia com línguas adicionais.

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

TÔRRES, Ítala C. L. .; BARBOZA, C. L. F. . UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA ENTOAÇÃO DE TAG QUESTIONS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO INGLÊS AMERICANO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 1, p. 39–50, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4296. Acesso em: 21 nov. 2024.

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