EMERGÊNCIA DE EPÊNTESE VOCÁLICA EM POSIÇÃO DE CODA POR APRENDIZES BRASILEIROS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Anderson Romário Souza Silva
  • Clerton Luiz Felix Barboza

Palavras-chave:

Fonética, Epêntese, Inglês lí­ngua estrangeira

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a emergência de epêntese vocálica em oclusivas e fricativas desvozeadas em posição de coda final no falar de aprendizes potiguares de inglês lí­ngua estrangeira (ILE). A pergunta-problema indaga: considerando a ocorrência de p, t, k, s e f em codas finais, quais seriam os principais fatores que favorecem a emergência da epêntese no falar de aprendizes potiguares de ILE? A hipótese básica aponta que o ní­vel de proficiência, o tipo de coda, a escrita e o contexto fonotático influenciam de modo significativo a emergência da epêntese de aprendizes potiguares de ILE. Um experimento que consistiu na leitura de 15 palavras terminadas com oclusivas ou fricativas desvozeadas em posição de coda (p, t, k, f, s) foi realizado. Como resultado, a variável ní­vel de proficiência é um fator influenciador na emergência de epêntese, com informantes de ní­vel iniciante apresentando o maior número de casos. Em relação ao tipo de coda final, não foi possí­vel afirmar qual consoante apresentou a maior influência para a emergência de epêntese. Não houve diferença significativa na ocorrência de epêntese entre palavras terminadas com consoante ou com a vogal e. Finalmente, a variável contexto fonotático apresentou diferença não-significativa entre os contextos fonotáticos (CVC, CVVC ou CVCC) na emergência de epêntese.

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Biografia do Autor

Anderson Romário Souza Silva

Graduado em Letras com habilitação em lí­ngua inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Clerton Luiz Felix Barboza

Doutor em Linguí­stica. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL. Lí­der do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia – GPeFF .

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

SILVA, A. R. S.; BARBOZA, C. L. F. . EMERGÊNCIA DE EPÊNTESE VOCÁLICA EM POSIÇÃO DE CODA POR APRENDIZES BRASILEIROS DE LÍNGUA INGLESA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 4, n. 2, p. 03–24, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/139. Acesso em: 2 jul. 2024.

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