O DISCURSO CONSUMISTA EM POST PUBLICITÁRIOS DO INSTAGRAM

UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

  • Maria Geizi Silva Pinto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0002-1311-4782
  • José Roberto Alves Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

análise de discurso crítica, gênero digital post, ideologia do consumismo, mídias sociais, publicidade

Resumo

O estudo objetiva analisar criticamente o discurso de posts publicitários que instauram relações assimétricas de poder, ideológica e hegemonicamente marcadas pelo consumismo. Diante disso, o estudo empreendido segue uma abordagem de pesquisa qualitativa e interpretativista, de enfoque documental e crítico. São analisados quatro posts de feed do Instagram de cunho publicitários, dos perfis de quatro artistas selecionados, os quais são @brunamarquezine, @marinaruybarbosa, @larissamanoela e @anitta, que enfocam na mesma categoria, a moda e beleza feminina. Mediante isso, o estudo constatou que as imagens de posts publicitários em perfis de celebridades no Instagram se comportam com a mesma capacidade comunicativa que a de um texto verbal, em que a ideologia do consumismo é operacionalizada com vistas a midiatizar de forma indireta esse discurso para os seguidores, que são os verdadeiros membros da sociedade de consumo. Por fim, concluiu-se que os principais modos gerais da operação da ideologia e suas respectivas estratégias típicas de construção simbólica na manipulação dos posts publicitários no Instagram são: a legitimação, na qual as relações de dominação são representadas como legítimas, por meio da universalização; a unificação, que funciona como a construção simbólica de identidade coletiva, a partir da padronização e da simbolização; e, a reificação, a qual faz uma retratação de uma situação transitória como permanente e natural, através da naturalização e da nominalização/passivação.

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Biografia do Autor

Maria Geizi Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pós-graduanda no curso de Especialização em Linguí­stica Aplicada e Ensino de Lí­nguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Especialização em Ensino de Lí­ngua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e no curso de Especialização em Mí­dias na Educação pela UERN. Graduada em Letras Lí­ngua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UERN (2019). É pesquisadora e atuante, principalmente, nos seguintes temas e correntes teóricas: Análise de Discurso Crí­tica (ADC), Gramática do Design Visual (GDV), Multimodalidade e Discurso Midiático. Possui experiências como professora na educação básica.

José Roberto Alves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando também no Mestrado Profissional em Letras UERN/Mossoró e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) nas áreas de Teorias Linguísticas, Análise de Discurso Crítica e Letramento Crítico Multimodal.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

PINTO, M. G. S.; BARBOSA, J. R. A. O DISCURSO CONSUMISTA EM POST PUBLICITÁRIOS DO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE CRÍTICA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 2, p. 99–114, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4253. Acesso em: 22 dez. 2024.