ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Análise, Discurso, Crí­rica, Texto, Acadêmico

Resumo

A produção do texto acadêmico apresenta caracterí­sticas próprias, não apenas dependendo do gênero, também da área de atuação. A Análise de Discurso Crí­tica (ADC) tem suas especificidades, em relação à metodologia de investigação, e da textualização das suas pesquisas. Neste artigo, pretendemos discorrer a respeito das ADC, enquanto campo de pesquisa engajada, com í­mpeto predominantemente crí­tico. Para tanto, nos fundamentamos na abordagem dialético-relacional de Fairclough (2003), bem como nos conceitos de ideologia, de Thompson (2011) e de hegemonia, de Gramsci (1971). Para destacar as contribuições da produção do texto acadêmico em ADC, partimos do gênero textual /discursivo acadêmico, direcionado pela comunidade, legitimando o gênero com base em Swales (1990). E por fim, exemplificamos essas particularidades em duas dissertações de mestrado, produzidas por Oliveira (2018) e Carvalho (2018).

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Biografia do Autor

José Roberto Alves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/Mossoró/UERN).  Atua nas áreas de Teorias Linguí­sticas, Ensino-aprendizagem de Lí­nguas, Análise de Discurso Crí­tica (ADC) e Letramento Multimodal Crí­tico (LMC). 

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

BARBOSA, J. R. A. . ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 76–90, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3773. Acesso em: 21 nov. 2024.