ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO

Autores/as

Palabras clave:

Análise, Discurso, Crí­rica, Texto, Acadêmico

Resumen

A produção do texto acadêmico apresenta caracterí­sticas próprias, não apenas dependendo do gênero, também da área de atuação. A Análise de Discurso Crí­tica (ADC) tem suas especificidades, em relação à metodologia de investigação, e da textualização das suas pesquisas. Neste artigo, pretendemos discorrer a respeito das ADC, enquanto campo de pesquisa engajada, com í­mpeto predominantemente crí­tico. Para tanto, nos fundamentamos na abordagem dialético-relacional de Fairclough (2003), bem como nos conceitos de ideologia, de Thompson (2011) e de hegemonia, de Gramsci (1971). Para destacar as contribuições da produção do texto acadêmico em ADC, partimos do gênero textual /discursivo acadêmico, direcionado pela comunidade, legitimando o gênero com base em Swales (1990). E por fim, exemplificamos essas particularidades em duas dissertações de mestrado, produzidas por Oliveira (2018) e Carvalho (2018).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Roberto Alves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/Mossoró/UERN).  Atua nas áreas de Teorias Linguí­sticas, Ensino-aprendizagem de Lí­nguas, Análise de Discurso Crí­tica (ADC) e Letramento Multimodal Crí­tico (LMC). 

Citas

ALMEIDA, D. B. Do texto í s imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C. M.; ROCA, M. P. (Orgs.). Linguí­stica aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 173-202.

ARAÚJO, A. D. Gêneros multimodais: mapeando pesquisas no Brasil. In: Linguagem em Foco – Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica Aplicada da UECE/Universidade Estadual do Ceará. v. 3, n. 5, Fortaleza: EdUECE, 2011.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARBOSA, J. R. A. Por uma prática de letramento crí­tico: leitura e produção escrita para a mudança social. In: CARVALHO, A. M. de; TAVARES, L. H. M. da C; SILVA, M. B. da. (Org.). De linguagem e de sentidos. Mossoró: Edições UERN, 2015, v. 1, p. 49-63.

BRITO, R. C. L.; PIMENTA; S. M. O. A Gramática de design visual. In: LIMA; C. H. P. L.; PIMENTA, S. M. O.; AZEVEDO; A. M. T. (Orgs.). Incursões semióticas: teoria e prática de gramática Sistêmico Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crí­tica do Discurso: Livre Expressão Editora: Rio de Janeiro, 2009, p. 87-116.

CARVALHO, A. A. de M. C. Análise de Discurso Crí­tica Multimodal em charges sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. 2018. 240f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação – PPCL., Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

CHOULIARAKI, L. & FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. A Disciplina e a prática qualitativa. In: DENZIN, N. K.; N. K.; LINCOLN, Y. (Orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

FAIRCLOUGH, N. Analyzing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad./Org. Izabel Magalhães. Brasí­lia: Universidade de Brasí­lia, 2001.

FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a gramática visual nos cartazes de Guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008, p. 11 -31.

FOUCAULT, M. Microfí­sica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GRAMSCI, A. Selections from the Prison Notebooks of Antonio Gramsci, (Edited and translated by Q. Hoare and G. Nowell Smith). London: Lawrence and Wishart, 1971

HALLIDAY, M. An introduction to functional grammar. London: British Library. Cataloguing in Publication Data, 1995.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual. Design. London: Routledge, 2006.

MAGALHíES, I. Introdução: a análise de discurso crí­tica. DELTA, São Paulo, v. 21, n. spe, p. 1-9, 2005.

NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: Iniciação à análise de imagens. In: Linguagem & Ensino, Pelotas, UCPel, v.14, n. 2, p. 529-552, 2011.

PEREIRA, I. M. Movimentos sociais, greve e mí­dia: uma análise crí­tica de postagens de blogs sobre greves da UERN. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação – PPCL;. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de Discurso (para a) Crí­tica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.

RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crí­tica. São Paulo: Contexto, 2006

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

BARBOSA, J. R. A. . ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 76–90, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3773. Acesso em: 24 nov. 2024.