Uma análise multimodal de postagens publicitárias em perfis de celebridades no Instagram
Palavras-chave:
Gramática do Design Visual, Linguagem visual, Moda e beleza, Post de Instagram, PublicidadeResumo
A exploração das imagens na publicidade em veículos digitais como as mídias sociais têm se destacado amplamente. Ao falarem por si só, as imagens comunicam, convencem e envolvem os internautas. Elas seduzem e induzem à compra. A publicidade por meio das imagens aproveita-se de hábitos, valores e culturas transformando-as em mercadoria, em um contexto no qual até o próprio consumidor (o internauta) também é produto à venda. Nesse cenário, a pesquisa empreendida traçou como objetivo analisar textos imagéticos de postagens publicitárias de moda e beleza em perfis de celebridades no Instagram, no que se refere aos significados representacionais, interativos e composicionais da gramática visual. Assim, buscou-se suporte teórico-metodológico na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006), considerando os estudos sobre publicidade, mídias sociais digitais, Instagram e consumismo. O estudo evidenciou uma diversidade de recursos modalizadores de imagens de postagens publicitárias em perfis de celebridades brasileiras, que estão a serviço da manipulação das imagens para cumprimento de estratégias de mercado. Essas consistem na idealização de padrões de beleza, imitação de personalidades e alimentação do mercado da moda verticalizado. Assim, ampliando as discrepâncias sociais com base nos preceitos do capitalismo moderno com vistas ao consumismo, um mal com poder corrosivo. Percebemos que, apesar das imagens construírem um texto independe ao texto escrito, o leitor "comum" não costuma analisar criticamente a linguagem visual, tornando-o mais susceptível aos efeitos inerentemente negativos da publicidade, sobretudo, o assédio ao consumismo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. B. L. de. Do texto í s imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (org.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 173- 202.
AQUINO, L. D. de; SOUZA, M. A multimodalidade no gênero blog. In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Perspectiva em análise visual: da fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 33-43.
ARAGíO, F. B. P. et al. Curtiu, comentou, comprou: a mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 130-161, 2016.
ARAÚJO, J. C.; COSTA, N. Momentos interativos de um chat aberto: a composição do gênero. In: ARAÚJO, J. C. (org.). Internet e ensino: novos gêneros outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 196-204.
BARBOSA, J. R. A. A construção identitária de candidatos: uma análise crítico-visual a partir de cartazes eleitorais. Revista Letra Capital, Brasília, v. 1, n. 1, p. 92-115, 2016.
BAUER, M.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
CARDOSO, J. R. A imagem como um recurso persuasivo da propaganda. In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Perspectiva em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 63-72.
CARMO, C. M. Um olhar antropológico sobre a Gramática do Design Visual: criando um espaço de interseção com a Antropologia do Movimento. In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Novas perspectivas em análise visual: do texto ao contexto. Campinas: Mercado das Letras, 2017. p. 89-109.
CARVALHO, N. M. de; LINS, R.; WANDERLEY, R. de K. K. A inovação publicitária nas redes. In: XAVIER, A. C. et al. (org.). Hipertextos & cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011. p. 187-209.
COSTA, I. Análise do discurso da mídia: a reestruturação promocional do texto jornalístico. 2016. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. de. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Perspectiva em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 11-31.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. Introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HYLAND, K. Stance and engagement: a model of interaction in academic discourse. Discourse Studies, v. 7, p. 173-192, 2005.
JEWITT, C. The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009.
KIETZMANN, J. H. et al. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business horizons, Indiana, v. 54, n. 3, p. 241-251, 2011.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 1996.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 2006.
MARCHUSCHI, L. A. Gênero textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 13-67.
MARCHUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
OLIVEIRA, M. S. Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010.
XAVIER, A. C. A retórica digital nas redes sociais. In: XAVIER, Antonio Carlos et al. (Org). Hipertextos & cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011. p. 21-60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Geizi Silva Pinto, José Roberto Alves Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.