MULTIMODALIDADE E INGLÊS: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE FRANQUIAS PARA O ENSINO DE INGLÊS

Autores

  • José Roberto Alves Barbosa
  • Jhuliane Evelyn da Silva

Palavras-chave:

Análise, Propaganda, Inglês

Resumo

A difusão do inglês como lí­ngua internacional (PENNYCOOK, 1994; CRYSTAL, 1997) favoreceu o interesse por esse idioma, se tornando, nas últimas décadas, um "sonho de consumo". Diante dessa realidade, as franquias de idiomas têm investido fortemente no texto propagandí­stico a fim de atrair clientes para os seus cursos. Além dos apelos de natureza linguí­stica, as imagens visam "seduzir" os leitores, recorrendo a artifí­cios visuais, com vistas a mostrar a necessidade do domí­nio desse idioma. Deste modo, o presente trabalho objetiva analisar as imagens das propagandas de duas das principais franquias de ensino de inglês dos anos de 2010, 2011 e 2012. Para esta investigação, recorremos í s contribuições de Kress e van Leeuwen (2006) por meio de sua Gramática do Design Visual. Com este trabalho, nos propomos a mostrar como esse "produto" é construí­do através da propaganda, uma vez que almejamos, a partir dessa análise, contribuir para a formação crí­tica de professores e/ou alunos de inglês. Nesse sentido, elegemos as categorias: (a) Representacionais – estruturas narrativas e conceituais, (b) Interativas – contato, distância social, ângulo e modalidade e (c) Composicionais – valor de informação, saliência e moldura. A análise das propagandas mostra uma tendência na escolha de representações narrativas, que realçam as ações dos atores, já que, para o discurso consumista, o inglês é uma lí­ngua que empodera aqueles que a detém. Os observadores são chamados a interagir com a imagem, de modo a interpelar a aquisição do produto. Pessoas famosas, que obtiveram êxito, são tematizadas com saliência, no intuito de despertar interesse.

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Biografia do Autor

José Roberto Alves Barbosa

Pós-doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Jhuliane Evelyn da Silva

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2014-06-30

Como Citar

BARBOSA, J. R. A. .; SILVA, J. E. da. MULTIMODALIDADE E INGLÊS: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE FRANQUIAS PARA O ENSINO DE INGLÊS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 123–144, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/78. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

Tantas Letras