MULTIMODALIDADE E INGLÊS: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE FRANQUIAS PARA O ENSINO DE INGLÊS
Palavras-chave:
Análise, Propaganda, InglêsResumo
A difusão do inglês como língua internacional (PENNYCOOK, 1994; CRYSTAL, 1997) favoreceu o interesse por esse idioma, se tornando, nas últimas décadas, um "sonho de consumo". Diante dessa realidade, as franquias de idiomas têm investido fortemente no texto propagandístico a fim de atrair clientes para os seus cursos. Além dos apelos de natureza linguística, as imagens visam "seduzir" os leitores, recorrendo a artifícios visuais, com vistas a mostrar a necessidade do domínio desse idioma. Deste modo, o presente trabalho objetiva analisar as imagens das propagandas de duas das principais franquias de ensino de inglês dos anos de 2010, 2011 e 2012. Para esta investigação, recorremos í s contribuições de Kress e van Leeuwen (2006) por meio de sua Gramática do Design Visual. Com este trabalho, nos propomos a mostrar como esse "produto" é construído através da propaganda, uma vez que almejamos, a partir dessa análise, contribuir para a formação crítica de professores e/ou alunos de inglês. Nesse sentido, elegemos as categorias: (a) Representacionais – estruturas narrativas e conceituais, (b) Interativas – contato, distância social, ângulo e modalidade e (c) Composicionais – valor de informação, saliência e moldura. A análise das propagandas mostra uma tendência na escolha de representações narrativas, que realçam as ações dos atores, já que, para o discurso consumista, o inglês é uma língua que empodera aqueles que a detém. Os observadores são chamados a interagir com a imagem, de modo a interpelar a aquisição do produto. Pessoas famosas, que obtiveram êxito, são tematizadas com saliência, no intuito de despertar interesse.
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Copyright (c) 2014 José Roberto Alves Barbosa, Jhuliane Evelyn da Silva
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