A PROPAGANDA DE APARELHOS CELULARES NA AULA DE INGLÊS: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO

Autores

  • José Roberto Alves Barbosa
  • Myrna Cibelly de Oliveira Silva

Palavras-chave:

Letramento, Multimodalidade, Crí­tico, Proopaganda, Aparelhos celulares

Resumo

A propaganda exerce papel fundamental na formação de consumidores. Através desta os sujeitos são posicionados pela capacidade que têm de adquirirem produtos (MAGALHíES, 2005). Dentre esses, os aparelhos celulares estão entre os mais desejados, inclusive pelos jovens. Diante dessa realidade, propomos, através deste trabalho, analisar criticamente e visualmente propaganda de aparelhos celulares em sala de aula de lí­ngua inglesa, a fim de favorecer o posicionamento crí­tico de alunos do Ensino Fundamental da Escola Pública. Para tanto, coletaremos duas propagandas, em inglês, veiculadas pela mí­dia das principais empresas de celulares do mundo. Para a análise das imagens, consideraremos os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual (GDV), propostos por Kress e van Leeuwen (2006), inspirado na Linguí­stica Sistêmico-Funcional de Halliday (1985). A análise crí­tica será teoricamente fundamentada a partir das contribuições de Fairclough (2001, 2003), que propõe uma Análise de Discurso Crí­tica (ADC), que atente tanto para a dimensão social (FOUCAULT,1987) quanto textual do discurso (HALLIDAY, 1985). Para Fairclough (2001), os discursos da propaganda fomentam o consumo, tendo em vista que esse é ideologicamente marcado (THOMPSON, 1985), e hegemonicamente constituí­do (GRAMSCI, 1998,1995) a fim de produzir consenso. O debate em sala de aula, a partir do material analisado, favorecerá o letramento multimodal crí­tico dos alunos (GRYGORIAN e KING, 2008), e contribuirá para um ensino de lí­nguas empoderador, com vistas à mudança social (FREIRE, 1997).

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Biografia do Autor

José Roberto Alves Barbosa

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto IV da UERN.

Myrna Cibelly de Oliveira Silva

Graduanda em Letras – Habilitação em Lí­ngua Inglesa – pela UERN.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

BARBOSA, J. R. A.; SILVA, M. C. de O. . A PROPAGANDA DE APARELHOS CELULARES NA AULA DE INGLÊS: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 2, p. 187–212, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/107. Acesso em: 6 nov. 2024.