PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ FERNANDES DE MELO

Autores

  • Albaniza Brigida de Oliveira Neta
  • Lucineudo Machado Irineu

Palavras-chave:

Eventos de letramento, Práticas letradas, Lí­ngua espanhola

Resumo

O presente artigo tem como objeto de análise as práticas letradas e os eventos de letramento em lí­ngua estrangeira (espanhol), protagonizadas por alunos do Ensino Médio, mais especificamente do 1º ano, da Escola Estadual Doutor José Fernandes de Melo, localizada no municí­pio de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. Este estudo foi fundamentado à luz dos trabalhos dos seguintes autores: Soares (2006), Kleiman (2005), Irineu (2010), dentre outros, que problematizam os conceitos de letramentos múltiplos, práticas letradas e eventos de letramento, dos quais partimos para fundamentar a análise de nosso objeto. Do ponto de vista metodológico, aplicamos, aos sujeitos do presente estudo, um questionário composto por itens relacionados í s práticas letradas e os eventos de letramento executados em espanhol. Em suma, os resultados das análises revelaram que as práticas de letramento protagonizadas pelos alunos estão relacionadas, em sua maioria, à escrita e à leitura em ambiente institucional (universidade). Podemos afirmar ainda que os eventos de letramento diagnosticados nesta pesquisa estão relacionados í s mais diversas esferas sociais de atividade discursiva, como a escola, as igrejas etc..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albaniza Brigida de Oliveira Neta

Graduada em Letras, Habilitação em Espanhol, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Lucineudo Machado Irineu

outor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

OLIVEIRA NETA, A. B. de .; IRINEU, L. M. PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ FERNANDES DE MELO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 3, n. 1, p. 61–73, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/117. Acesso em: 24 nov. 2024.