LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA ANTIRRACISTA

Autores

  • Verônica Palmira Salme Aragão Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Análise linguí­stica, Letramento crí­tico, Antirracismo

Resumo

O ensino de lí­ngua portuguesa exige o trabalho com a linguagem, tendo em vista a prática cotidiana de interação. Nesse sentido, a análise linguí­stica é um conhecimento importante, que deve ser efetivada, juntamente com práticas de leitura e escrita. Ao longo dos estudos linguí­sticos, diversas teorias se desenvolveram até possibilitarem a oferta de pressupostos teóricos que consideram a prática linguí­stica, vinculada ao contexto social. As abordagens dos conceitos de Letramentos e Multiletramentos são um exemplo do avanço desses estudos, tendo em vista a multiplicidade de gêneros e os contextos sociais que exigem essas competências (leitura, escrita e linguí­stica), como no caso do ambiente digital. Após essas reflexões, é importante destacar a abordagem do ensino por uma perspectiva da Teoria do empoderamento, com base nas propostas de Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido e Teoria da conscientização), e ampliada pelos debates engendrados pelo Feminismo negro, sobretudo pelo conceito de interseccionalidade, termo cunhado por Kiberlé Crenshaw. A autora explica que "há uma invisibilidade que é consequência da articulação dos grupos subalternizados dentro da pirâmide social" (CRENSHAW, apud BERTH, 2019, p. 60).  Nesse sentido, defende-se, no presente estudo, o trabalho com temas transversais, tendo em vista as vivências na sala de aula, permeadas de conflitos, muitas vezes, banalizados. Para concluir, quatro textos de gêneros distintos (tira, canção, charge e fotografia) corroboram a importância da trí­ade: leitura, escrita e análise linguí­stica, presentes nas propostas de atividades. Trata-se de abordagens imprescindí­veis ao ensino de lí­ngua portuguesa, mas necessárias a todas as disciplinas.

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Biografia do Autor

Verônica Palmira Salme Aragão, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Lí­ngua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Lí­ngua Portuguesa e Literaturas de Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta IV do Departamento de Letras Vernáculas (DLV), da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

ARAGÃO, V. P. S. . LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA ANTIRRACISTA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 107–124, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3777. Acesso em: 22 dez. 2024.