FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Juliana Coelho da Silva

Palavras-chave:

Constituição do leitor, Ensino Fundamental, Leitura

Resumo

A leitura é imprescindí­vel no processo de formação e emancipação humana, podendo contribuir no fornecimento de subsí­dios para que o sujeito possa assumir o papel de leitor crí­tico e consciente. Pautado nisso, este trabalho apresenta uma pesquisa de campo, na qual objetiva investigar a constituição do leitor do 6º e do 9º ano de uma escola pública do ensino fundamental II. Objetiva-se de modo mais especifico identificar quais gêneros os alunos leem durante o seu processo de formação leitora e de qual forma os educandos posicionam-se frente a esses gêneros; observar que tipo de leitor se constrói no ato da leitura: crí­tico ou reprodutor de ideias; e, verificar como as estratégias de leitura auxiliam na formação do leitor. Os dados foram constituí­dos a partir de observações, aplicação de um questionário e a realização de uma oficina. Para tanto, foram investigados trinta e um alunos do 6º e dezenove alunos do 9º ano de uma escola pública, em Assu, municí­pio do Rio Grande do Norte. As análises dos dados apontam que ainda existe uma grande lacuna no ensino de leitura, sendo necessário que a escola ressignifique as metodologias e centre-se na aprendizagem do aluno, assim poderia engajá-los a adentrar no mundo da leitura como forma de contribuir para o crescimento pessoal e intelectual, para que possam tornar-se leitores proficientes e que busquem leituras significativas as quais contribuam para uma tomada de consciência sobre o mundo e as problemáticas que os cercam.

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Biografia do Autor

Juliana Coelho da Silva

Graduada em Letras Lí­ngua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019). Pós-graduanda no curso de Português e Matemática sobre uma perspectiva transdisciplinar - IFRN. Pós-graduanda no curso de Linguí­stica aplicada e Ensino de Lí­nguas.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

SILVA, J. C. da . FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 57–75, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2509. Acesso em: 14 nov. 2024.