FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Constituição do leitor, Ensino Fundamental, LeituraResumo
A leitura é imprescindível no processo de formação e emancipação humana, podendo contribuir no fornecimento de subsídios para que o sujeito possa assumir o papel de leitor crítico e consciente. Pautado nisso, este trabalho apresenta uma pesquisa de campo, na qual objetiva investigar a constituição do leitor do 6º e do 9º ano de uma escola pública do ensino fundamental II. Objetiva-se de modo mais especifico identificar quais gêneros os alunos leem durante o seu processo de formação leitora e de qual forma os educandos posicionam-se frente a esses gêneros; observar que tipo de leitor se constrói no ato da leitura: crítico ou reprodutor de ideias; e, verificar como as estratégias de leitura auxiliam na formação do leitor. Os dados foram constituídos a partir de observações, aplicação de um questionário e a realização de uma oficina. Para tanto, foram investigados trinta e um alunos do 6º e dezenove alunos do 9º ano de uma escola pública, em Assu, município do Rio Grande do Norte. As análises dos dados apontam que ainda existe uma grande lacuna no ensino de leitura, sendo necessário que a escola ressignifique as metodologias e centre-se na aprendizagem do aluno, assim poderia engajá-los a adentrar no mundo da leitura como forma de contribuir para o crescimento pessoal e intelectual, para que possam tornar-se leitores proficientes e que busquem leituras significativas as quais contribuam para uma tomada de consciência sobre o mundo e as problemáticas que os cercam.
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