Ensino de pronúncia do inglês

Autores

  • Bruno Horta Liza Cultura Inglesa de Minas Gerais
  • Thaïs Cristófaro Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Victor Hugo Medina Soares Cultura Inglesa de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inglês, Pronúncia, Fonética, Fonologia, Ensino, Metodologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir alguns desafios impostos aos aprendizes brasileiros de inglês como L2 quanto à pronúncia. É considerado o tipo de informação apresentada em dicionários e é também discutida qual seria a pronúncia mais adequada a ser ensinada/aprendida no contexto de sala de aula. Um segundo objetivo deste artigo é apresentar sugestões metodológicas para o ensino de pronúncia do inglês pautadas no significado (meaning), pronúncia (pronunciation) e forma (form), nesta sequência (THORNBURY; WATKINS, 2007). Esta metodologia tem sido amplamente empregada e testada com sucesso nas instituições em que dois dos autores trabalham. Espera-se que o artigo possa ser útil para professores de inglês que queiram inserir o ensino de pronúncia com efetividade no ensino de lí­ngua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Horta Liza, Cultura Inglesa de Minas Gerais

Mestre em Linguí­stica Aplicada (2005) e especialista em Ensino de Lí­nguas Mediado por computador (2016) . Possui as certificações CEELT, ICELT, Delta and Train the Trainer. Atuou em vários cursos de idioma e também no Ensino Médio. Atualmente é professor de inglês e coordenador acadêmico de tecnologias da Cultura Inglesa Belo Horizonte. 

Thaïs Cristófaro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguí­sticos (Universidade Federal de Minas Gerais), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, ní­vel 1A. Mestre em Linguí­stica pela UFMG (1986), Doutora em Linguí­stica pela Universidade de Londres (1992) e Pós-Doutorado na Universidade de Newcastle (2002), PUCMINAS (2011) e University College London (2017).

Victor Hugo Medina Soares, Cultura Inglesa de Minas Gerais

Mestre em Estudos Linguí­sticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/FALE/UFMG) e bacharelado em Letras/Inglês com ênfase em Estudos Linguí­sticos também pela UFMG. Atualmente é professor de lí­ngua inglesa e coordenador acadêmico na Cultura Inglesa de Minas Gerais. 

Referências

CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercí­cios. 6. Ed. São Paulo: Contexto, 2002.

CRISTÓFARO-SILVA, T. Pronúncia do inglês: para falantes do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.

CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia. Disponí­vel em: <http://fonologia.org/>. 2021.

IPA Chart, http://www.internationalphoneticassociation.org/content/ipa-chart, available under a Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Unported License. 2015 International Phonetic Association.

JENKINS, J. The phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MURPHY, J. M.; BAKER, A. A. History of ESL Pronunciation Teaching. In: REED, M.; LEVIS, J. (eds). The Handbook of English Pronunciation. First Edition. Chichester: John Wiley & Sons Inc, 2015. p. 36-66.

MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. 2003. Introdução à Sociolingüí­stica: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto. 200p.

OLIVEIRA, M. A. de. Reanalisando o processo de cancelamento do (R) em final de sí­laba. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 6, n.2, p. 70-97, 1997.

THORNBURY, S.; WATKINS, P. The CELTA Course Trainer"™s Manual. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

LIZA, B. H. .; SILVA, T. C. .; SOARES, V. H. M. . Ensino de pronúncia do inglês. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 1, p. 2–20, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3441. Acesso em: 6 jul. 2024.