Ensino de pronúncia do inglês

Autores

  • Bruno Horta Liza Cultura Inglesa de Minas Gerais
  • Thaïs Cristófaro Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Victor Hugo Medina Soares Cultura Inglesa de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inglês, Pronúncia, Fonética, Fonologia, Ensino, Metodologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir alguns desafios impostos aos aprendizes brasileiros de inglês como L2 quanto à pronúncia. É considerado o tipo de informação apresentada em dicionários e é também discutida qual seria a pronúncia mais adequada a ser ensinada/aprendida no contexto de sala de aula. Um segundo objetivo deste artigo é apresentar sugestões metodológicas para o ensino de pronúncia do inglês pautadas no significado (meaning), pronúncia (pronunciation) e forma (form), nesta sequência (THORNBURY; WATKINS, 2007). Esta metodologia tem sido amplamente empregada e testada com sucesso nas instituições em que dois dos autores trabalham. Espera-se que o artigo possa ser útil para professores de inglês que queiram inserir o ensino de pronúncia com efetividade no ensino de lí­ngua estrangeira.

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Biografia do Autor

Bruno Horta Liza, Cultura Inglesa de Minas Gerais

Mestre em Linguí­stica Aplicada (2005) e especialista em Ensino de Lí­nguas Mediado por computador (2016) . Possui as certificações CEELT, ICELT, Delta and Train the Trainer. Atuou em vários cursos de idioma e também no Ensino Médio. Atualmente é professor de inglês e coordenador acadêmico de tecnologias da Cultura Inglesa Belo Horizonte. 

Thaïs Cristófaro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguí­sticos (Universidade Federal de Minas Gerais), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, ní­vel 1A. Mestre em Linguí­stica pela UFMG (1986), Doutora em Linguí­stica pela Universidade de Londres (1992) e Pós-Doutorado na Universidade de Newcastle (2002), PUCMINAS (2011) e University College London (2017).

Victor Hugo Medina Soares, Cultura Inglesa de Minas Gerais

Mestre em Estudos Linguí­sticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/FALE/UFMG) e bacharelado em Letras/Inglês com ênfase em Estudos Linguí­sticos também pela UFMG. Atualmente é professor de lí­ngua inglesa e coordenador acadêmico na Cultura Inglesa de Minas Gerais. 

Referências

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THORNBURY, S.; WATKINS, P. The CELTA Course Trainer"™s Manual. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

LIZA, B. H. .; SILVA, T. C. .; SOARES, V. H. M. . Ensino de pronúncia do inglês. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 1, p. 2–20, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3441. Acesso em: 6 nov. 2024.