UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS PAROXÍTONAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lucivan de Sousa Barreto
  • Gilson Chicon Alves

Palavras-chave:

Acentuação, Gramática autoral, Metodologia reflexiva, Regras de acentuação

Resumo

Partindo da realidade da sala de aula, muitos problemas persistem na aprendizagem da Lí­ngua Portuguesa em sua forma padrão. Esses percalços são constantemente trabalhados pelos professores, mas, na maioria das vezes, não conseguem ser superados. Um deles é o trabalho com a acentuação que é desenvolvido desde o sexto ano, contudo os alunos chegam ao novo ano produzindo texto com equí­vocos acentuais. Com intuito de intervir no problema, esta pesquisa apresenta uma metodologia reflexiva para o ensino de acentuação do Português Brasileiro, tendo em vista o grande número de inadequações acentuais ocorridas nas produções escritas em sala de aula. Nesse sentido, buscamos maneiras de trabalhar o assunto, fugindo das aulas tradicionais comumente lecionadas na quais as regras são apresentadas aos alunos todas de uma única vez, em forma de lista, para que o alunado decore e passe a aplicar em sua escrita, sugerindo ao professor uma prática que auxilie na consolidação das regras de acentuação do Português Brasileiro.

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Biografia do Autor

Lucivan de Sousa Barreto

Graduado pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Letras – UERN. 

Gilson Chicon Alves

Professor Doutor e Coordenador do Mestrado Profissional em Letras – UERN. 

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

BARRETO, L. de S.; ALVES, G. C. UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS PAROXÍTONAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 1, p. 37–59, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/148. Acesso em: 6 jul. 2024.