SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO

Autores

  • Marcí­lio José Ferreira Nunes
  • Gilson Chicon Alves

Palavras-chave:

Variação linguí­stica, Gênero conto, Ensino

Resumo

Esse artigo relata uma intervenção realizada como parte de uma pesquisa de dissertação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS, UERN, Campus Mossoró), aplicada numa turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da zona rural cearense, no ano de 2015. A dissertação realizou-se em três etapas intervencionistas: a primeira delas visava a intervir através de uma atividade abordando a variação diatópica, da qual nos ocuparemos; a segunda, com metodologia semelhante, tratava do continum de monitoramento estilí­stico e a terceira abordava o preconceito linguí­stico através da produção de contos. O objetivo da primeira fase da pesquisa foi intervir no grupo considerado, a fim conscientizá-los acerca dessa variável dependente. A concepção de lí­ngua como uma realidade heterogênea postulada por Labov (2008) levou teóricos, como Ilari e Basso (2000) e Bagno (2007), a conceituarem a variação regional ou diatópica como um fenômeno variável da lí­ngua em virtude das diferenças entre regiões em que se fala a mesma lí­ngua. Nossa proposta foi uma atividade de interpretação de um conto de nossa autoria, cujo enredo tratava da variação entre a fala de um menino sertanejo cearense e meninos gaúchos. Contamos com as contribuições teóricas de Bagno (2007), BortoniRicardo (2014), Brasil (1998), Ilari e Basso (2000), Labov (2008), Tarallo (2007), Thiollent (2009) e Weinreich, labov e Hezog (2006). Os resultados obtidos foram satisfatórios, porque, com a intervenção, o conceito de variação linguí­stica foi compreendido, implantando-se na coletividade considerada a conscientização acerca da variação linguí­stica regional.

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Biografia do Autor

Marcí­lio José Ferreira Nunes

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró-RN.

Gilson Chicon Alves

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal da Paraí­ba. 

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

NUNES, M. J. F.; ALVES, G. C. . SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 4, n. 1, p. 36–53, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/133. Acesso em: 6 jul. 2024.