Lí­ngua Brasileira de Sinais (Libras) como mediadora do professor no ensino de inglês para pessoas surdas: a contribuição dos diários reflexivos

Autores

  • Ane Patricia Flora Faculdade Sesi SP

Palavras-chave:

Surdez, Inglês, Diários reflexivos, Formação de Professores, Libras

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar os agires e as ações utilizados por uma professora ouvinte durante o ensino de inglês para pessoas surdas em uma empresa de educação não formal. Esta pesquisa visa interpretar e discutir as representações e avaliações pertinentes ao trabalho docente, que influenciam a evolução e a construção subjetiva do professor que leciona Inglês para pessoas surdas, utilizando a Libras como lí­ngua mediadora de ensino.  Este artigo pretende contribuir com reflexões e discussões sobre os agires envolvidos durante as aulas, além da contribuição na formação de professores de inglês que lecionam para surdos. Partimos de análises feitas em diários reflexivos produzidos pela professora-pesquisadora, durante as aulas, visando uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da Lí­ngua Inglesa para alunos surdos. A análise dos dados indicou que a Libras foi utilizada pelos alunos surdos para substituir as estruturas que eram desconhecidas por eles, na Lí­ngua Inglesa. Alunos e professora conseguiram utilizar a Libras como lí­ngua mediadora no processo de ensino e aprendizado do Inglês como lí­ngua alvo. Além do mais, as abordagens utilizadas foram benéficas ao aprendizado da leitura e escrita dos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Ane Patricia Flora, Faculdade Sesi SP

Graduada em Letras - Português/Inglês (UNIBAN). Especialista em Educação para Surdos (Faculdades XV de Agosto). Mestranda em Linguí­stica Aplicada (UNITAU). Atualmente, docente no curso de Linguagem na Faculdade Sesi SP. 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

FLORA, A. P. . Lí­ngua Brasileira de Sinais (Libras) como mediadora do professor no ensino de inglês para pessoas surdas: a contribuição dos diários reflexivos. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 1, p. 47–64, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3454. Acesso em: 22 dez. 2024.