Língua Brasileira de Sinais (Libras) como mediadora do professor no ensino de inglês para pessoas surdas: a contribuição dos diários reflexivos
Palavras-chave:
Surdez, Inglês, Diários reflexivos, Formação de Professores, LibrasResumo
O objetivo deste estudo é investigar os agires e as ações utilizados por uma professora ouvinte durante o ensino de inglês para pessoas surdas em uma empresa de educação não formal. Esta pesquisa visa interpretar e discutir as representações e avaliações pertinentes ao trabalho docente, que influenciam a evolução e a construção subjetiva do professor que leciona Inglês para pessoas surdas, utilizando a Libras como língua mediadora de ensino. Este artigo pretende contribuir com reflexões e discussões sobre os agires envolvidos durante as aulas, além da contribuição na formação de professores de inglês que lecionam para surdos. Partimos de análises feitas em diários reflexivos produzidos pela professora-pesquisadora, durante as aulas, visando uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da Língua Inglesa para alunos surdos. A análise dos dados indicou que a Libras foi utilizada pelos alunos surdos para substituir as estruturas que eram desconhecidas por eles, na Língua Inglesa. Alunos e professora conseguiram utilizar a Libras como língua mediadora no processo de ensino e aprendizado do Inglês como língua alvo. Além do mais, as abordagens utilizadas foram benéficas ao aprendizado da leitura e escrita dos alunos surdos.
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