EXEMPLARES VOCÁLICOS DE PROFESSORES POTIGUARES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Abraão Medeiros da Silva
  • Clerton Luiz Felix Barboza
  • Mylani Nathalini Dantas Costa

Palavras-chave:

Interfonologia, Português brasileiro, Inglês lí­ngua estrangeira

Resumo

O estudo tem por objetivo comparar acusticamente as vogais anteriores do Português Brasileiro (PB) com as vogais correlatas do Inglês Lí­ngua Estrangeira (ILE) produzidas por professores de Inglês no oeste do Rio Grande do Norte. Analisamos as vogais [i, e, É›] do PB e [i, ɪ, É›, æ] do ILE. No referencial teórico, apresentamos uma revisão da literatura envolvendo a pesquisa acústica da interfonologia português-inglês. Procedimentos metodológicos envolveram a reanálise de dados coletados no estudo de Barboza (2008), cuja metodologia envolveu a produção de vogais anteriores tônicas, entre consoantes plosivas, em palavras dissí­labas com acento na primeira sí­laba no PB, e palavras monossí­labas no Inglês, inseridas nas frases-veí­culos "X. Diga X alto" e "X. Say X again". A análise dos sons vocálicos obtidos através dos experimentos acima caracterizouse pela obtenção dos valores de F1, F2 e da duração das vogais supracitadas. Os resultados indicaram significativa sobreposição espectral entre as vogais [i] do PB e [i] do ILE, [e] do PB e [ɪ] do ILE bem como entre as vogais [É›] do PB e [É›, æ] do ILE, observando diferenças produzidas na variável de duração das vogais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abraão Medeiros da Silva

Graduando em Letras - Habilitação em Lí­ngua Inglesa – pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Clerton Luiz Felix Barboza

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da UERN.

Mylani Nathalini Dantas Costa

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Semiárido (UFERSA). Graduanda em Letras - Habilitação em Lí­ngua Inglesa – pela UERN.

Referências

BAKER, Wendy; TROFIMOVICH, Pavel. Interaction of native- and second-language vowels system(s) in early and late bilinguals. Language and Speech, Middlesex, v. 48, n. 1, p. 1-27, 2005.
BAPTISTA, Barbara O. The acquisition of English vowels by Brazilian-Portuguese speakers. Florianópolis: UFSC, 2000.
BAPTISTA, Barbara O.; BION, Ricardo A.H. The discrimination and production of English vowels by Brazilian learners. In: First ASA workshop on second language speech learning, Vancouver, 2005. Proceedings of the "¦ Vancouver: Simon Fraser University, 2005. p.1248-1251.
BION, Ricardo A.H.; ESCUDERO, Paola; RAUBER, Andréia S.; BAPTISTA, Barbara O. Category formation and the role of spectral quality in the perception and production of English front vowels. In: INTERSPEECH 2006, Pittsburg. Proceedings of "¦ Pittsburg: INERSPEECH, 2006. p. 1363-6.
BOERSMA, Paul; WEENINK, David. Praat: doing phonetics by computer. Versão 4.6.21. [S.l]. Disponí­vel em <www.praat.org>, 2014.
CEBRIAN, Juli. Experience and the use of non-native duration in L2 vowel categorization. Journal of phonetics, v. 34, p. 372-387, 2006.
DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Estatí­stica sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FLEGE, James Emil; SCHIRRU, Carlo; MacKAY, Ian R.A.; Interaction between the native and second language phonetic subsystem. Speech communication, v. 40, p. 467-491, 2003.
NOBRE-OLIVEIRA, Denize. The effect of perceptual training on the learning of English vowels by Brazilian Portuguese speakers. 2007. 198f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
RAUBER, Andréia Schurt. Perception and production of English vowels by Brazilian EFL speakers. 203f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
RAUBER, Andréia S.; ESCUDERO, Paola; BION, Ricardo A.H.; BAPTISTA, Barbara O. The interrelation between perception and production of English vowels by native speakers of Brazilian Portuguese. In: INTERSPEECH-EUROSPEECH 2005, Lisboa. Proceeding of the "¦ Lisboa: Interspeech: 2005. p. 2913-6.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SILVA, A. M. da .; BARBOZA, C. L. F. .; COSTA, M. N. D. . EXEMPLARES VOCÁLICOS DE PROFESSORES POTIGUARES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 2, p. 172–186, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/106. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>