ENTOAÇÃO: UM PERCURSO PELOS ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • José Rodrigues de Mesquita Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Antonio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Tonema, Pitch, Entoação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar pesquisas com o foco na entoação envolvendo o português brasileiro (PB) e o espanhol como lí­ngua estrangeira (ELE). Para a realização desta pesquisa fomos impulsionados pela seguinte pergunta: de que maneira e quais padrões teóricos estão sendo trabalhados nas pesquisas sobre entoação dentro de uma perspectiva comparativa PB-ELE? Hipotetizamos que os autores partem de um mesmo sistema de notação e que se centram no sistema métrico autossegmental. Dessa maneira, trazemos uma metodologia de cunho bibliográfico. Assim, para definir o termo entoação apresentamos autores como Lucente (2012) e Pinto e Couto (2016). Já no que concernem í s pesquisas comparativas focamos em Pinto (2009), Oliveira (2013), Silva (2016), Cerqueira (2017), Farias (2018), entre outros. Podemos concluir que existe uma tendência pela realização de um sistema de notação padrão, no caso, ToBI ou Sp_ToBI. No entanto, os autores seguem teorias linguí­sticas e fonológicas distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigues de Mesquita Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Lingüí­stica Española pela Universidad San Lorenzo - Py (2016), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Central) e doutorando em Letras pela UERN (campus Pau dos Ferros). Atualmente é membro do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como lí­ngua estrangeira no Brasil (NUPELE), do Grupo de Pesquisa e Estudos Aplicados em Lí­nguas Estrangeiras (EALE), do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia (GPeFF) e do Grupo de pesquisa PROVALE - Prosódia, variação e ensino. Professor do curso de Letras/Lí­ngua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Antonio Luciano Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 Possui doutorado em Linguí­stica (UNESP), sob a orientação da Professora Doutora Ieda Maria Alves (USP). Membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). Professor Titular no curso de Letras da UERN, onde está ligado ao Programa de Pósgraduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissionalizante de Letras (PROFLETRAS). Autor de diversos livros, capí­tulos e artigos sobre Metalexicografia Pedagógica, Lexicografia Multimodal, Lexicografia prática. Atualmente integra a equipe do Atlas Linguí­stico do Brasil e do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português. O pesquisador é vice-lí­der do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF/UERN) e lí­der do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), cadastrado no CNPq.

Referências

BOTINIS, A. Intonation Special issue. Speech Communication, 33, 2001.
CANTERO, F. J. Teorí­a y análisis de la entonación. Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona, 2002.

CANTERO, F. J. Teorí­a y análisis de la entonación. Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona, 2002.

CERQUEIRA, S. L. S. A prosódia de perguntas e asserções em sala de aula – espanhol lí­ngua estrangeira no Brasil. 2017. 638f. Tese (Doutorado em Estudos Linguí­sticos) – Curso de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, Universidade federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

FALCíO, C. A. Produção oral em espanhol como L2 e educação a distância: diálogos e práticas possí­veis. 2016. 222f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Curso de Pós-Graduação em Estudo da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

FARIAS, M. S. La enseñanza de la pronunciación del español a estudiantes brasileños potiguares y cearenses: diagnóstico y propuesta didáctica. 2018. 368f. Tese (Doctorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura) – Departamento de lengua española, Universidad de Salamanca, Salamanca, 2018.

LUCENTE, L. Aspectos Dinâmicos da Fala e da Entoação no Português Brasileiro. 2012. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Curso de Pós-Graduação em Estudo da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

FERNÁNDEZ, J. Fonética para profesores de español: de la teorí­a a la práctica. Madrid: Arco/libros. 2007.

HART, J.; COLLIER, R.; COHEN, A. A perceptual study of intonation: na experimentalphonetic approach to speech melody. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

HIDALGO NAVARRO, A. Aspectos de la entonación española: viejos y nuevos enfoques. Madrid: Arco Libros, 2006.

MESQUITA NETO, J. R. Interfonologia dos róticos na realização de professores de espanhol como lí­ngua estrangeira: uma visão multirepresentacional. 2018. 144f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Curso de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2018.

NAVARRO, A. Enseñar la entonación en E/LE: problemas, desafí­os y propuesta de soluciones. Foro de Profesores de E/LE, p. 171- 188, 2015.

OLIVEIRA, A. F. Caracterización de la entonación del español hablado por brasileños. Tese (Doutorado), Facultad de Formación del Profesorado, Universitat de Barcelona, Barcelona, 2013.

PINTO, M. Transferências prosódicas do português do Brasil/LM na aprendizagem do espanhol/LE: enunciados assertivos e interrogativos totais. Tese (Doutorado), Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, mar. 2009.

PINTO, M.; COUTO, L. Descrever, ouvir e didatizar a entoação de perguntas e ordens no espanhol do méxico, caribe e de castilha para aprendizes brasileiros. Journal of Speech Sciences, p. 177-200. 2016.

PINTO, M; RODONINI, R.; SOUZA, N. Enunciados Interrogativos Totais Neutros em ELE: antes e depois da sistematização no processo de ensino-aprendizagem. Anais do colóquio brasileiro de prosódia da fala, v2, 2013.

QUILIS, A. Principios de fonologí­a y fonética españolas. Madrid: Arco Libros. 2010.

SELINKER, L. Interlengua. In: LICERAS, J. M. La adquisición de las lenguas extranjeras. Madrid: Visor. 1972.

SILVA, Cristiane Conceição. Análise fonético-experimental da entoação de declarativas e interrogativas em espanhol/LE. Tese (Doutorado), Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2016.

TRAVALIA, C. El enfoque léxico aplicado a la enseñanza de la entonación en español. En Balmaseda Maestu, E. (ed.). Las destrezas orales en la enseñanza del español L2-LE. Actas del XVII Congreso Internacional de la Asociación del Español como lengua extranjera (ASELE). Logroño: Servicio de publicaciones de la Universidad de La Rioja. 2006. pp. 1021-1034.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

NETO, J. R. de M. .; PONTES, A. L. . ENTOAÇÃO: UM PERCURSO PELOS ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 42–56, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2508. Acesso em: 7 jan. 2025.