UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS PAROXÍTONAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Acentuação, Gramática autoral, Metodologia reflexiva, Regras de acentuaçãoRésumé
Partindo da realidade da sala de aula, muitos problemas persistem na aprendizagem da Língua Portuguesa em sua forma padrão. Esses percalços são constantemente trabalhados pelos professores, mas, na maioria das vezes, não conseguem ser superados. Um deles é o trabalho com a acentuação que é desenvolvido desde o sexto ano, contudo os alunos chegam ao novo ano produzindo texto com equívocos acentuais. Com intuito de intervir no problema, esta pesquisa apresenta uma metodologia reflexiva para o ensino de acentuação do Português Brasileiro, tendo em vista o grande número de inadequações acentuais ocorridas nas produções escritas em sala de aula. Nesse sentido, buscamos maneiras de trabalhar o assunto, fugindo das aulas tradicionais comumente lecionadas na quais as regras são apresentadas aos alunos todas de uma única vez, em forma de lista, para que o alunado decore e passe a aplicar em sua escrita, sugerindo ao professor uma prática que auxilie na consolidação das regras de acentuação do Português Brasileiro.
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© Lucivan de Sousa Barreto, Gilson Chicon Alves 2018
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