Análise multimodal dos espaços públicos e privados no centro da cidade de Mossoró/RN
Palavras-chave:
Análise multimodal, Gramática do Design Visual, Espaços públicos e privados, Geossemiótica, Paisagens semióticasResumo
Com os novos meios midiáticos de comunicação, que surgiram ainda mais com a explosão das novas tecnologias, as metrópoles e os centros das cidades ganharam muitos aparatos textuais distintos e multimodais. Neste artigo, investigamos como se dá a construção de sentido das paisagens geossemióticas no centro da cidade de Mossoró/RN, a partir da seguinte questão: como os sujeitos, nos espaços públicos e privados no centro da cidade de Mossoró/RN, produzem textos multimodais? Por isso, o objetivo principal é analisar os espaços urbanos, públicos e privados do centro desta cidade, à luz da Gramática do Design Visual (GDV), desenvolvida pelos teóricos Kress e Van Leeuwen (2006). Os objetivos específicos são: a) selecionar os espaços públicos e privados a partir do Google Maps; b) classificar e descrever os textos multimodais encontrados nos espaços pesquisados; c) analisar os elementos imagéticos a partir das metafunções Representacional, Interativa, Composicional da GDV. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, trouxe à tona como o texto se relaciona com o ambiente e com o leitor/observador, possibilitando aos membros sociais da comunidade apreenderem as intenções que estão por trás de um texto, bem como o porquê de estarem em um espaço e não em outro. o espaço/lugar que nos cerca e os discursos multissemióticos por este produzidos.
Downloads
Referências
CÂMARA, M. Uma gramática visual para o fotojornalismo. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa. 2010. Disponivel em: <encurtador.com.br/nsGM0>. Acesso em: 17 Jan. 2020.
FERNANDES, J. D. C., ALMEIDA, D. B. L. de. Revisando a Gramática do Design Visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. de. Perspectivas em Análise Visual do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: editora da UFPB, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIBBS, G. R. Análise de dados qualitativos. São Paulo: Artmed Editora, 2009.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotics: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K., MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional grammar. 4º ed. London: Routledge, 2014.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G., Van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual designs. London: Routledge, 1996. p. 15- 42.
_______. Reading images. Second Edition. London: Routledge, 2006.
_______. Multimodality. London: Edward Arnold, 2001.
LUCENA, F. C. de. "Negros" misturados: um estudo de caso sobre identidades negras em Mossoró. Natal, RN, 2007. Dissertação (mestrado em antropologia social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/12248/1/NegrosMisturadosEstudo_Lucena_2007.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2020.
MACHIN, D. Introduction to multimodal analysis. New York: Bloomsbury, 2007.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. São Paulo: V. 1, Nº 3, 2º SEM/1996.
VAN LEEUWEN, T. Discourse and Practice: Tools for Critical Discourse Analysis. Oxford Studies in Sociolinguistics. Oxford University Press. 2008. p. 136-148. Texto original disponível em: <encurtador.com.br/fvGHP>. Acesso em 02 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Josielle Raquel Dantas da Silva, Moises Batista da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.